segunda-feira, 11 de março de 2013

Uma obra prima


 A fauna e a flora me fascinam, assim como a nossa galáxia e o nosso sistema solar. Quando observo uma flor, e vejo sua beleza, utilidade e propósito, penso: porque? Não somente a flor, mas cada planta tem um propósito e uma utilidade. E na natureza as plantas estão ligadas não somente entre si, mas também com os animais. Elas têm propriedades curativas, defensivas, servem de alimento, e também encantam e alegram nossa vida com sua exuberância e beleza. Quando penso na forma como os biomas e ecossistemas são coisas que trabalham juntas, em benefício do todo, algumas palavras vêm à mente: amor, propósito, cuidado. A fauna também tem exemplos inúmeros de cuidado, amor e propósito. Ela cumpre funções importantes à vida do planeta. Vejo muita beleza e designer na fauna. A pergunta volta: porquê?
O nosso conhecimento das estruturas químicas e físicas me traz informações adicionais que também me faz questionar: porquê? A ordem dos planetas em nossa galáxia, suas propriedades, a localização da Terra, a magnetosfera terrestre, a composição precisa do ar que respiramos, o ciclo da água, a utilidade dos vulcões, e diversos outros detalhes que tornam a vida possível em nosso planeta e nos protegem de tragédias inúmeras. Vejo nisso tudo: objetivo, planejamento, propósito, ordem, cuidado, amor.
Observo nisso tudo que, embora nosso planeta esteja em decadência, poluído, maltratado e se dirigindo para um colapso, ainda podemos ver todas essas maravilhas em operação. Eu não tenho a menor sombra de dúvida do porquê. Mas há muita gente que têm.
Há um conceito, uma ideia muito clara em toda a Bíblia: Deus ama cada ser humano, de forma bem prática. E isso começa com uma informação que responde a pergunta: a Terra, com tudo o que exite nela, o sistema solar e a galáxia, foram criados com o propósito de nos proporcionar vida, contendo tudo o que nosso corpo precisa, e também felicidade, com sua beleza, designer, fauna e flora. Como disse a escritora norte americana Ellen G. White, “cada detalhe da natureza, cada pétala de flor, cada folha, tudo nos diz que Deus é amor”.
Em Gênesis está descrita a criação da terra. Ali vejo como Deus se preocupou com a organização de tudo, em cada detalhe. A Palavra de Deus trouxe quase tudo à existência, e depois, no Evangelho de João, tenho a informação de que Jesus é a palavra por meio de quem tudo foi criado.
Um detalhe chama a atenção na criação: depois de preparar a Terra Deus disse: “agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.” (Gênesis 1:26).
Jesus disse que como Deus cuida da natureza e se preocupa até com o lírio do campo que floresce de manhã e morre à tarde, podemos ter certeza de que Deus se importa muito mais com o ser humano. (Mateus 6:25-34) E Jesus é a prova viva e indiscutível disso, porque ele mesmo viveu e morreu pela nossa felicidade, porque ama cada um de nós.
Compreendemos que a própria criação da Terra foi uma ato de amor de Deus para conosco, e o detalhe da criação dos nossos pais mostra que somos tão importantes para ele a ponto de ser moldados por suas mãos. Jesus ama cada ser humano infinitamente. Isso é evidente na criação. E todas as maravilhas que mencionei acima ainda nos dão um reflexo de seu grande cuidado e amor por cada um de nós.
Vejo em tudo isso o cuidado e o amor de um Deus presente, que criou a Terra e organizou cada detalhe para nos dar conforto e manter a vida. E foi além: se preocupou com a beleza, a delicadeza da flor, o designer em cada canto desse planeta. Você consegue ficar indiferente a tudo isso? Eu não.
Jesus revela-nos um Deus de amor, que podemos chamar de Pai, como ele faz. O amor de Jesus é seu. Você é a obra prima de Deus. Se ainda não o fez, deixe o amor de Jesus encher seu coração. Contemple a natureza e deixe ele revelar seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
A moderação de comentários tem o seguinte critério: não serão publicados comentários ofensivos nem comentários contendo propaganda.