quarta-feira, 20 de março de 2013

Sentinelas


Antigamente as cidades eram muradas e havia sentinelas nas muralhas vigiando para avisar de qualquer perigo. Quando havia problemas elas tocavam as trombetas para advertir a cidade. Hoje as sentinelas foram substituídas pela polícia. Nas fronteiras o Exército, a Marinha e a Aeronáutica ainda fazem o trabalho de vigiar, mas de forma ligeiramente diferente, porque eles também combatem os problemas. Aqui no Brasil temos uma fronteira muito extensa, e esse trabalho essencial exige muito de nossos soldados. Eles têm muito treinamento e preparo para garantir a segurança geral do país.
Vivemos na era digital, e nesse campo também temos sentinelas. Os antivírus, firewall e várias estratégias são utilizados para evitar invasões e roubo de informação.
As questões relacionadas com sentinelas estão diretamente ligadas ao nosso bem estar e segurança. Negligenciar essas coisas implica em problemas sérios para o indivíduo. Todos nós temos consciência disso. Recentemente problemas relacionados a falhas de segurança digital foram relatados em rede nacional, nos jornais. A informação das reportagens que eu assisti foi de que a falha deve-se à venda de informação sigilosa, que implica em corrupção nos próprios funcionários que lidam com isso.
No seu livro “Cristianismo Puro e Simples”, C. S. Lewis trata da questão da moral e a divide em três partes: o comportamento social, o comportamento individual e o comportamento da pessoa em relação a Deus. Ele analisa que o Estado trata do comportamento social, mas o problema apresentado envolve os dois aspectos seguintes, e sendo assim as leis não impedem a corrupção. Para resolver o problema cada indivíduo precisa resolver seu conflito interno e com Deus primeiro. Do contrário seu mau caráter vai encontrar meios de burlar as leis.
Desde que comecei a escrever tenho abordado o evangelho e sua aplicação prática, com base na experiência das pessoas que conheço, na realidade observada e na minha própria experiência com Jesus. Nesse contexto tenho comprovado por minha própria experiência que o evangelho é a solução divina para a questão da moral dentro de nós e também para a questão do nosso relacionamento com Deus.
Segundo Paulo, “o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16). O evangelho é a maravilhosa notícia de que somos aceitos por Deus como somos, e Jesus nos perdoa por meio de sua morte na cruz, dando a nós a oportunidade e o poder de viver uma nova vida, aceitando-o pela fé e deixando de praticar os erros que praticávamos. Por meio de Jesus temos paz com Deus e também temos nossos conflitos internos resolvidos. Dessa forma Jesus muda nossa realidade e remove a corrupção natural em nós, dando-nos o poder de obedecer sua lei e viver em harmonia com as pessoas.
Como nos vários casos considerados, existem também sentinelas espirituais. No livro de Jeremias, capítulo 6, Deus refere-se aos sentinelas: “Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta!” (verso 17) Quando Jesus esteve entre nós deu uma missão a seus discípulos: fazer discípulos ensinando as pessoas de todas as nações a obedecer a tudo o que ele mandou. (Mateus 28:18 a 20) Antes de Jesus, os profetas ensinaram as pessoas e foram os sentinelas de Deus, para promover o bem da humanidade e ajudar as pessoas a entender como poderiam viver bem aqui e garantir a vida eterna. Depois Jesus nos mostrou isso de forma prática em sua vida e deixou seu legado aos seus seguidores, que passaram a ser suas sentinelas, mostrando às pessoas a prática do evangelho, a boa notícia sobre Jesus.
A história bíblica nos informa de várias pessoas que Deus escolheu para alertar o povo de seu tempo da necessidade de uma vida dedicada a ele. Analisando a história do começo ao fim podemos ver os resultados de suas decisões. Sempre que seguiam as orientações que ele dava por meio de seus profetas ou mensageiros, prosperavam, venciam problemas humanamente impossíveis, e evitavam muitos outros. Quando negligenciavam as instruções as consequências de seus maus atos traziam morte, sofrimento e muitos outros males.
A história bíblica de Israel está marcada por essas crises, e hoje quando observo a sociedade em geral, vejo a realidade descrita em II Timóteo 3:1-5. Essa é uma das profecias que se cumpre na íntegra agora mesmo. A maioria das pessoas está escolhendo uma vida sem compromisso com Jesus, para infelicidade própria. Eu escolhi permanecer com ele.
Sou apenas uma sentinela, aponto o caminho, seguir ou não é uma decisão sua. De qualquer forma peço as bênçãos de Deus para sua vida. Você decide. Só tenho uma coisa a dizer: se ainda não o fez e realmente cavar fundo, compreender e praticar o evangelho como tenho dito, encontrará Jesus, e a felicidade, alegria e força que ele dá. E ele vai te guiar com segurança em cada momento, e vai valer muito a pena! Teremos em breve a semana santa em nossas igrejas, com o tema Marcas de Esperança, você é muito bem vindo para estudar conosco sobre o maravilhoso amor de Jesus durante essa semana. Se preferir poderá assistir pela web no site www.esperanca.com.br.
Você também pode solicitar um estudo didático da Bíblia comigo se quiser. Basta deixar uma mensagem com seu e-mail e enviarei o mais breve possível.
Que a paz de Jesus esteja contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
A moderação de comentários tem o seguinte critério: não serão publicados comentários ofensivos nem comentários contendo propaganda.