quinta-feira, 14 de março de 2013

Felicidade, alegria e paz


 A expressão “aproveitar a vida” resume bem a busca pela felicidade a que muitas pessoas dedicam a vida. Mas uma análise rápida do resultado desse comportamento nos mostra que não se alcança esse objetivo dessa maneira. Muitos se perguntam: existe mesmo a possibilidade de encontrar a felicidade? Quando observo as loucuras que são feitas nessa busca frenética, em uma vida dissoluta e marcada pela busca de prazeres, vejo vidas e famílias destroçadas, suicídios, doenças e frustrações, porque apesar de pagar um preço elevado, o objetivo não foi atingido.
Porque o sucesso conquistado, com riqueza e fama, e a admiração de muitas pessoas, não é suficiente para muitos cantores e artistas? Porque mesmo assim muitas dessas vidas acabam em depressão, drogas e com uma morte precoce como foi o caso de Amy Winehouse e tantos outros? A realidade que transparece nesses casos é que o sucesso e a fama, com a riqueza que os acompanham, não trazem verdadeira alegria e felicidade, e nem de longe a paz, e por isso inicia-se o processo de autodestruição.
Uma matéria da Folha de São Paulo de 18/03/2010 sinaliza que nas regiões centrais de São Paulo, de 1996 a 2005, a taxa média de suicídios foi o dobro da periferia. “Em São Paulo, existe uma relação da localidade com a renda - a periferia é mais pobre. Alguns estudos mostram que países mais ricos têm taxas mais altas de suicídio. Trouxemos essa discussão [da renda] para nossa pesquisa", diz o geógrafo Daniel Bando, responsável pelo trabalho.”
Mesmo se considerarmos uma vida próspera comum, a prosperidade e a riqueza não trazem a felicidade que todos nós queremos encontrar. É possível mesmo encontrar a felicidade que tanto queremos?
Existe uma pessoa que nos prometeu não apenas felicidade, mas também paz, alegria e vida eterna. Jesus disse certa vez: “Tenho-lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (João 15:11). Alegria completa é o que ele promete a todo aquele que segue seus ensinos, suas palavras. Ele veio nos ensinar que Deus é o maior interessado em nossa felicidade, alegria e paz. Todas as suas instruções tem esse objetivo, transformar nossa vida para o melhor possível.
Existe um meio de encontrar felicidade completa, alegria e paz? Jesus nos diz que sim, e isso é bem simples: precisamos ouvir o que ele tem a nos ensinar e por em prática.
Ele resumiu seu ensino em uma frase: “...amem uns aos outros como eu amo vocês” (João 15:12). Jesus disse essas coisas no dia em que foi preso e levado para a morte de cruz. Seu ministério estava no fim. Nesse momento, nessa frase resumo, ele aponta para sua vida e sua forma de amar as pessoas e diz: façam o mesmo com os outros. Assim fica mais fácil entender, precisamos apenas estudar Jesus, sua forma de agir e de viver, e seguir seu exemplo, amando as pessoas como ele fez.
Hoje temos na Bíblia os Evangelhos que nos contam a vida de Jesus, mas ele certa vez falou também de outras fontes onde descobrir mais a seu respeito: “Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor” (João 5:39). Os quatro Evangelhos nos contam sobre seus dias entre nós, mas como ele disse, o Antigo Testamento, que eram as Escrituras Sagradas de seu tempo, revelam muito dele. Desde o primeiro livro até o último a Bíblia está cheia de Cristo Jesus. O Antigo Testamento tem muitas profecias predizendo sua vinda e descrevendo seu propósito de vida e morte muitos séculos antes dele nascer. Em 712 a.C. Isaías escreveu o que Jesus diria mais tarde se referindo a si mesmo: “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo” (Lucas 4:18 e 19). A referida profecia encontra-se em Isaías 42. O Novo Testamento conta como Jesus viveu tudo aquilo que havia sido profetizado a seu respeito no Antigo Testamento e mostra como viveram seus seguidores depois dele.
Estudando a história e o Novo Testamento podemos ver como a prática dos ensinos de Jesus mudou a vida de seus discípulos. Um estudo da vida dos discípulos de Jesus vai evidenciar algumas coisas:
  1. Esses homens eram simples. O pequeno grupo que continuou o trabalho que Jesus lhes ensinou era bem pouco instruído e mal sabia falar sua própria língua.
  2. Embora simples a princípio, tiveram um poder muito grande. Eles realizaram milagres assim como Jesus realizou, e espalharam o Evangelho pelo mundo todo.
  3. A convivência com Jesus mudou sua vida de tal forma que eles a dedicaram integralmente a ele, em prol da humanidade. Seu amor pelo mestre era tal que a maioria deles deu a vida em seu ministério.
Do exemplo desses primeiros discípulos podemos entender basicamente duas coisas:
  1. O ensino de Jesus e o poder que essas pessoas receberam dele os tornou capazes de coisas que lhes era impossível.
  2. Eles estavam tão satisfeitos, tão realizados, tão completos com Jesus, vivendo como ele ensinou, que não havia barreiras, empecilhos, nada que os desviasse de sua missão.
Jesus é vida, e dele a vida flui para quem se une a ele. Ele tem o poder de mudar qualquer pessoa, e trazer paz, alegria e felicidade ao seu coração. Como eu já disse antes, podemos pedir a ele para nos ajudar em nossas dificuldades, e como acabamos de compreender através de suas próprias palavras, é preciso estudar a Bíblia para conhecê-lo, e aprender o que os discípulos aprenderam no passado. Dessa forma ele poderá transformar nossa vida como fez com eles.
Eu tenho feito isso, tenho estudado a Bíblia Sagrada e tenho aprendido muita coisa com Jesus. Isso tem feito muita diferença prática em minha vida. Estou ainda longe daquele ideal que os discípulos viveram, mas hoje o amor de Jesus em meu coração já mudou muita coisa, e tornou-me uma pessoa muito melhor.
O Senhor, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador, diz ao seu povo: “Eu sou o Senhor, seu Deus. Eu os ensino para o seu próprio bem e os guio no caminho que devem seguir. Ah! Se vocês tivessem obedecido aos meus mandamentos! A sua prosperidade iria aumentando como se fosse uma enchente, e as suas vitórias teriam sido constantes, tão constantes como as ondas do mar.”” (Isaías 48:17 e 18)
Lembem que o Senhor Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele; o Senhor me ouve quando eu o chamo.” (Salmos 4:3)
Mas os que buscam abrigo em ti ficarão contentes e sempre cantarão de alegria porque tu os defendes. Os que te amam encontram a felicidade em ti. Pois tu, ó Senhor Deus, abençoas os que te obedecem, a tua bondade os protege como um escudo.” (Salmos 5:11e 12)
A paz e a alegria de estar sempre com Jesus, a segurança e certeza de seu cuidado e proteção, me traz uma felicidade que não existe em nada nesse mundo.
Ele disse: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (João 10:10). Experimente conhecer melhor a Jesus estudando a Bíblia, com oração, e deixe suas palavras fazerem a diferença em sua vida como tem feito na minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
A moderação de comentários tem o seguinte critério: não serão publicados comentários ofensivos nem comentários contendo propaganda.