terça-feira, 18 de março de 2014

Nutrição Profunda

Todos os seres vivos precisam manter a vida fluindo. E como fazemos isso? Árvores recebem vida através do contato com o solo e a luz. Elas têm estruturas capazes de sintetizar a energia necessária para a continuidade da vida e, ao receber a luz, essas estruturas obtêm por meio do processo de fotossíntese o alimento para a planta. Do solo elas buscam minerais e outras substâncias que também nutrem a planta para que a vida se mantenha. Seres vivos como animais e nós, humanos, obtemos os nutrientes com os alimentos e também fortalecemos nosso organismo por meio da prática de atividades físicas e exposição adequada à luz solar e ar puro. Agora a pergunta fundamental é: se na vida física é assim, como será na vida espiritual? Como manter a vida espiritual robusta e em forma? Será semelhante à foma como fazemos com nosso sistema biológico?
Jesus explicou isso aos discípulos. E ele falou das plantas! Ele disse: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos”. João 15:5 a 8 Permanecer em Jesus e dar frutos. Nas plantas, os frutos vêm como resultado da nutrição. Jesus diz que da mesma forma que os ramos dependem de estar ligados na videira para produzir fruto se não estivermos ligados a ele não produziremos. Não faremos nada como ele diz. Já viu pessoas sem motivação para fazer as coisas para Deus? Será essa a razão?
Jesus fala de frutos, que conforme ele diz são resultado da união com ele. Mas o que são esses frutos? Como podemos estar unidos com ele? Ele disse que é o caminho, a verdade e a vida. João 14:6 Lembra da vida? A vida se mantém em nós e nas plantas e animais através dos alimentos que ingerimos de uma forma ou de outra. De forma semelhante, Jesus disse: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. João 17:3 Nossa vida espiritual, como ele diz, vêm do conhecimento de Deus e dele mesmo. E essa vida é eterna, ou seja, assim, por meio deste contato, vamos ter a vida eterna que ele nos oferece. Como Jesus é o caminho para o Pai, porque ninguém vem ao Pai a não ser por meio dele, primeiro precisamos conhecê-lo. E assim conheceremos o Pai. Hebreus 1:1 a 3 nos informa que Jesus é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser e que Deus nos falou no passado pelos profetas, mas depois enviou Jesus para viver entre nós e nos dar uma revelação completa dele. Logo, conhecer Jesus é tudo o que precisamos, porque assim conheceremos o Pai. As duas pessoas que precisamos conhecer. Mas como conhecê-lo, se ele está assentado à direita de Deus nas alturas, como diz Hebreus 1:3? Como conhecer pessoalmente alguém que não podemos ver? Jesus nos responde: “Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir”. João 16:13 O Espírito Santo nos guiará a toda a verdade. Quem é a verdade em pessoa? Jesus! Como ele mesmo disse. Traduzindo: o Espírito Santo nos guia até Jesus. Conhecemos então a Jesus e, consequentemente, ao Pai, porque ele é Deus Conosco!
Tudo bem, mas o que fazemos para que isso aconteça? Como podemos ser guiados pelo Espírito Santo? A Bíblia responde: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Jeremias 29:13 Então só precisamos clamar a Deus de todo o coração pedindo para que ele se revele a nós por meio do Espírito Santo, e ele se revelará. João 1:1 a 4, 14 e 18 diz:
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava no princípio com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.”
Jesus é a Palavra de Deus viva. Ele se revela na Bíblia desde Gênesis. Nos evangelhos temos o registro da sua vida. Assim, por meio do estudo da Bíblia podemos conhecê-lo. O que fazer? Para conhecer Jesus, ter contato com ele por meio da revelação do Espírito Santo e assim sua vida fluir em nós e jorrar para a vida eterna como ele disse, produzindo os frutos que glorificam a Deus, tornando-nos discípulos dele, precisamos na prática estudar a Bíblia procurando conhecê-lo, clamando a Deus para que nos revele nosso salvador. Dessa forma o Espírito Santo nos guiará a Jesus, a fonte da vida e da verdade, e por meio dele conheceremos o Pai. Ele é o caminho, ou seja, segui-lo, tê-lo como modelo de vida, buscando nele a razão e a essência de nossa vida, assim como fazemos com o alimento, nos trará vida, e vida eterna.
Os frutos dessa união, dos quais ele fala, são apresentados em Gálatas 5:22 e 23.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Já pensou como essas características, esses frutos, podem fazer diferença na vida diária? Mas alguém pode produzir isso por si mesmo? Jesus nos diz que não. Porque a sociedade está tão cheia de maldade? O que esses frutos fariam ao ser vividos? Frequentemente as pessoas cobram essas coisas umas das outras, e as vezes procuramos fazer isso, mas caímos numa luta que acaba em um estado de sofrimento por regras e mais regras que não cumprimos como gostaríamos. Mas não é isso o que Cristo diz. Ele diz que sem ele, não podemos fazer nada; que os frutos que tanto queremos em nossa vida, a vida espiritual forte e robusta que procuramos, vêm naturalmente como resultado da união com ele. Como resultado de conhecê-lo. Não é nosso poder, e não é de fora para dentro. Como disse Cristo, se não comermos a carne e não bebermos o sangue dele, de nada adiantará. Não teremos vida em nós. João 6:53 Ele precisa fazer parte de nossa vida, precisamos conhecê-lo por meio de uma profunda busca em oração e estudo da Palavra de Deus. E por meio da força dele, seguir seu exemplo. Quando ele disse que devemos comer a carne e beber o sangue dele, no evangelho de João, está falando exatamente sobre isso: ele é o alimento que nutre nossa vida espiritual. Esquadrinhar sua vida, captando cada palavra, cada ação, buscando compreender os motivos dele e a forma como viveu, procurando seguir esse exemplo e ensinos no dia a dia, é o que ele quis dizer.
Como adventistas somos encorajados a buscar a Deus pela manhã, antes de sair de casa. Eu não tenho muito tempo nesse horário para fazer isso. Mas tenho buscado mais pela manhã ultimamente, pedindo a ele para me conduzir e dar poder durante o dia para uma vida mais próxima de Cristo, para vencer maus hábitos e produzir mais. Isso tem feito diferença. Durante o dia procuro estar com o pensamento ligado a Deus também. Uma das coisas que descobri é que se eu não faço isso, quando não busco poder de Deus para as atividades, a indolência e negligência, entre outras coisas, prevalecem.
Tenho provado e visto Deus atuando cada dia em minha vida. E tenho plena certeza de seu amor incondicional, não apenas porque a Bíblia assim o diz, mas pelo que ele já fez por mim. Algo que transparece nesse ensino de Cristo é que sem o contato direto e diário com ele por meio da oração e da meditação na Palavra, praticando seus ensinos por meio do poder dele, nada faremos. Mas conectados com ele produziremos os frutos do Espírito. A vida dele vai fluir de nós para abençoar todos ao redor com os maravilhosos frutos do Espírito. Como ele disse, nos tornaremos uma fonte de vida a jorrar para a vida eterna!
O amor dele em seus atos, a forma dele atuar com as pessoas, seu cuidado e dedicação são tão grandes! Ao estudar sua vida e ensinos contemplo seu amor e isso me leva para mais perto dele. Quero isso em minha vida, e ao clamar a Deus, contagiado com o exemplo do Mestre, o Espírito Santo vai colocando seu amor em meu coração. Assim podemos ser mais semelhantes a ele.
O reino de Deus não é tanto uma questão de regras, é mais uma questão de conhecê-lo. Ao conhecê-lo por meio da Palavra, pela revelação de Cristo, somos transformados à semelhança dele.
Jesus, a fonte da vida, é nosso alimento espiritual. Nele temos a nutrição que precisamos para produzir amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio. Ao nos aproximarmos dia a dia dele por meio desse contato, conhecendo a Cristo e ao Pai, esses frutos serão mais abundantes e, naturalmente, todos saberão que somos seus discípulos.
No fim, só precisamos conhecer Jesus. Permitir que ele viva em nós.
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências

Bíblia – Nova Versão Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
A moderação de comentários tem o seguinte critério: não serão publicados comentários ofensivos nem comentários contendo propaganda.