terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Regra Áurea - Um pouco mais além...

Essa regra é famosa. Fazer aos outros o que você gostaria que fizessem a você. Simples. Mas não é tão simples como possa parecer. Descobri isso recentemente. Imagina só: um casal faz exatamente isso: cada um trata o outro como gostaria de ser tratado, e os dois vivem se desentendendo. Pode? Pior que pode.
Me dei conta disso ao ler o livro “As Cinco Linguagens do Amor”. Simples, objetivo, fundamentado em muitas experiências empíricas.
Resumindo: cada um de nós tem uma linguagem emocional. Um fica superfeliz com um abraço. Se tiver isso já ganhou o dia. Outro passa o dia todo com um elogio sincero. Ainda outro se sente assim com um presente dado de coração, mesmo que seja uma simples folha. E por aí vai. Isso é só um exemplo. Uma pessoa pode se sentir igualmente realizada emocionalmente com duas dessas coisas, e eu não exemplifiquei todas. Dessa forma você pode fazer exatamente o que gostaria que fizessem a você e não estar fazendo o que o outro gostaria que fizessem a ele. Percebe?
O livro é muito bom. E com certeza ajuda bastante a resolver conflitos desse tipo. Vale a pena a leitura.
Algo interessante sobre o amor é que você pode aplicar o princípio de Cristo:
“Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês...” Lucas 6:38
É interessante ler o livro e pensar nesse verso dentro do contexto. E voialá! Milagres podem acontecer.

A paz de Cristo esteja contigo!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Reflexos...

No último dia 28 participei de uma palestra de motivação que foi ministrada aos funcionários da área de educação aqui na minha cidade. Uma das coisas que me chamou a atenção foi essa colocação:
“A motivação precisa ser pessoal.”
Isso é algo realmente importante. Se a pessoa está motivada por um princípio de vida, ela consegue ir muito mais longe, produzir muito mais e com mais qualidade. A palestra foi muito proveitosa. O palestrante é renomado em sua área de atuação. E transmitiu os conceitos muito bem. Mas aqui não vou repetir aqueles conceitos. A frase que me marcou mais foi essa que acabo de citar, mas em relação a esse assunto, já venho meditando nele há algum tempo, e me é inevitável pensar nisso e não me lembrar de uma pessoa. Aquele que foi o maior motivador de todos os tempos: Cristo, o messias.
Tenho meditado ultimamente em minha vida em geral e estou vivendo uma experiência que gostaria de compartilhar. Cristo, o messias, ele é meu modelo. Me fascina, me inspira, me encanta. Afinal de contas, porque fazer o meu melhor mesmo em condições desfavoráveis? Porque se importar? O que isso faz de diferença? Em minha vida pessoal tenho alguns problemas, e percebi que o maior deles está relacionado a essas questões. Eu estava levando uma vida razoável, tranquila. Sem se importar muito com nada. Sem me dedicar inteiramente a nenhum propósito. Apenas levando a vida. Mas um belo dia eu comecei a meditar em Cristo.
Cristo, ele que, sendo Deus, e tendo seu reino celestial, onde estava cercado de servidores que o amam e sempre lhe dedicaram louvor e adoração, vivendo sempre para servi-lo como resposta ao seu amor. Fico imaginando como era isso. O céu. Sem calor, sem suor, sem sede ou fome, nem sombra de dor ou qualquer leve traço de dificuldade que existe nesse mundo. E cercado de anjos leais e fiéis que o serviam sempre. Cânticos arrebatadores que não existe música na terra capaz de chegar perto. Porque um rei deixaria um trono assim tão extraordinário? E para quê?
Enfim, Cristo, embora subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se humilhou, assumindo a forma de servo. (Filipenses 2) E, sendo obediente até a morte, sofreu por trinta e três anos aqui neste mundo mal. Agora, pensa por um momento, imagina o que deve ser para um rei assim tão majestoso deixar o trono, a adoração dos anjos, sua própria glória divina e, humilhado ao máximo, assumir o corpo de um ser humano, sofrendo sede, fome, dor, maus tratos, e ser obediente até a morte. Para quê? Porque? Para dar a nós, seres humanos, a oportunidade de morar lá no céu com ele, partilhando a glória de Deus, livres de toda dor e sofrimento. Por que nos amou mais que sua própria vida. Isso é para mim o maior amor do Universo. E o maior exemplo.
Mas afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra? Ocorre que a minha motivação pessoal vem daí. Há pouco tempo eu consegui animar alguém e ver a alegria e gratidão daquela pessoa, e isso mexeu comigo. Uma alegria e satisfação brotou. Um sentimento bom. Eu já havia lido sobre isso. E sempre procuro ajudar pessoas, desde que tive contato com o evangelho do Reino, mas nunca tinha parado para meditar no assunto nem havia me sentido tocado assim. Qual era a alegria do salvador? Qual era sua motivação? Ver o bem das pessoas, salvar. O amor era a mola propulsora que o levava a se mover em íntima compaixão pelo próximo. Seu pagamento? A alegria e felicidade que fazia brotar naqueles que curava e salvava. A satisfação de poder partilhar a eternidade com eles e os anjos.
Hoje minha vida está mudando mais porque esse amor de Cristo está me levando a amar mais as pessoas. O trabalho pode ser cansativo ou as vezes tedioso, mas o que me motiva agora é ter a grata satisfação de poder fazer o dia de alguém mais feliz, poder servir melhor, ser uma bênção na vida daqueles que se beneficiam desse trabalho.
A Assistência Social Adventista tem por missão “mudar o mundo, uma vida de cada vez”. E esse é um pensamento maravilhoso que reflete bem o exemplo de nosso salvador.
Há uma grande bênção em viver para servir. É uma verdadeira satisfação poder fazer a diferença na vida de outros como resultado do seu trabalho. Estou descobrindo isso. Está me fazendo muito bem.
O cristianismo é basicamente isso. Amar na prática, sem esperar nada, apenas para ver o bem do outro. Isso como resultado do contato com Cristo. E como isso faz diferença! Em tudo. Significa renunciar muitas coisas particulares, deixar muitas coisas pessoais e pensar mais nos outros. Mas vale muito a pena. Olhar para Cristo e meditar na vida dele é uma grande bênção.
Todos temos muito potencial. Habilidades que se desenvolvidas trarão grandes bênçãos ao mundo. O que faremos com elas? Usaremos para a promoção pessoal ou para mudar vidas? Já parou para pensar na bênção que é desenvolver todo o potencial para a glória de Deus a fim de abençoar outros com o seu trabalho?
Não importa onde, se na igreja ou na escola, em casa, na universidade ou trabalho, fazer isso vai exigir tempo e dedicação. Isso vai significar abrir mão de coisas particulares e interesses pessoais. Sacrifício. Renúncia. Cristo, o rei do Universo, humilhou-se e se sacrificou, sendo obediente até a morte, por amor de nós. Ele deu sua vida por nós, e devemos dar a vida por nossos irmãos. (I João 3:16) Isso não quer dizer simplesmente morrer, tem um significado mais profundo. É viver para servir, como ele fez. Abrir mão de interesses particulares para ver o bem do outro, fazer o melhor, dedicar tempo e recursos para salvar pessoas. Porquê? Como extensão do amor de Deus nesse mundo.
Faz algum tempo que comecei a pensar assim, partindo do exemplo do mestre. E isso tem sido uma bênção em minha vida. A felicidade de doar é maior do que a de receber. E por isso mesmo sigo nesse caminho, porque afinal, parece que a missão dada por Cristo começa a fazer todo o sentido. Qual é a alegria de que ele falou? “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” João 15:11 Que alegria é essa que deseja para todos nós?

A paz de Cristo esteja contigo.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Revolucionários!

Aproximadamente 1212 a.C., um jovem está revoltado com a situação de seu povo. Escondendo seu trigo ele o malha no tanque de prensar uvas para que os inimigos não tomem à força. Mas nessa situação difícil o Anjo do Senhor aparece para ele e diz: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”. Gideão então coloca para fora toda a sua insatisfação e indignação com a situação, dizendo: Se o Senhor está mesmo conosco, porque ele permite que os Midianitas roubem tudo o que é nosso? Onde estão os atos poderosos do Senhor em nosso favor que ouvimos nossos pais nos contarem? Onde está o Deus que fez tantas maravilhas em nosso favor como eles nos contaram? O Senhor nos abandonou e nos entregou aos nossos inimigos. E a resposta do Senhor foi: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?”. Então Gideão se sentiu fraco diante do inimigo, mas pediu confirmação a Deus sobre sua missão e, dando o Senhor a certeza de que estava com ele, foi e, com trezentos homens, venceu o exército inimigo com seus milhares de soldados e libertou Israel!
Você já se sentiu indignado com alguma coisa ao seu redor? No tempo de Gideão a história bíblica nos informa que o sofrimento deles era decorrente da corrupção moral que havia tomado conta do povo. Ellen G. White, escritora norte americana, diz que Gideão e sua família eram corajosos, e ele era o único que ainda estava vivo das batalhas que haviam travado para tentar libertar-se. Hoje a situação não é muito diferente. Mas o que me chama atenção é que quando Gideão reclama da situação do país Deus diz a ele: vá libertar Israel!
A Bíblia nos conta que Deus teria de nos matar para fazer justiça, porque essa é a pena justa para nossa maldade. Mas ele nos ama tanto que desceu aqui, viveu entre nós em forma humana e pagou a nossa pena, morrendo numa cruz! Ele é Emanuel, Deus Conosco! Mas porque ele fez isso? Para nos perdoar e nos admitir novamente ao seu lado, eternamente! Não mais maus, e sim transformados à sua imagem e semelhança, como ele nos criou no princípio! Ele esteve entre nós. Cristo: a revelação visível do Deus invisível! E ele instalou uma revolução aqui. Seus discípulos ensinaram todos os que creram nele a viver uma nova vida, uma vida humilde e fundamentada no amor altruísta, o amor que vem de Cristo.
Hoje as coisas não são tão diferentes, a não ser pelo fato de que estamos vivendo a profecia de Cristo, registrada em Mateus 24 e Lucas 21. Ele falou sobre a perseguição e martírio dos discípulos. Também advertiu sobre a destruição de Jerusalém e falou sobre as guerras e desastres, com o aumento da maldade até o tempo da sua volta. O historiador Josefo escreve que no tempo em que os romanos cercaram a cidade (como Cristo disse) e depois saíram, aqueles que tinham crido no Mestre saíram para a região de Pereia e escaparam. Logo em seguida os romanos voltaram e cercaram a cidade novamente, então o povo começou a morrer de fome, até que Jerusalém foi destruída e não ficou pedra sobre pedra no Templo que não fosse removida. E foram “levados como prisioneiros para todas as nações” (Lucas 21:24). No tempo de Gideão a narrativa Bíblica nos informa que eles estavam sofrendo as consequências de seu afastamento de Deus. Com sua idolatria eles se afastaram e ele retirou a proteção, deixando-os vulneráveis aos ataques dos Midianitas. Mas quando se arrependeram e voltaram a buscá-lo, convocou Gideão e os libertou. Os judeus também o rejeitaram como nação, crucificando o Messias. Em um ato de satânica ira para condenar seu inocente salvador, tomaram sobre si o juízo divino: “Que o castigo por esta morte caia sobre nós e sobre os nossos filhos!” (Mateus 27:25). Satanás, o destruidor, está vibrando para espalhar a morte e a desordem e fazer o mundo entrar em colapso. Deus o impede de executar seus intentos, mas quando o ser humano rejeita a Deus e prefere a maldade e a corrupção, o Senhor retira a proteção, e Satanás tem liberdade para destruir. Hoje, como disse Cristo, o amor está se esfriando de quase todos. Vemos maldade em toda parte. E consequentemente ao afastamento das pessoas de Deus, a tragédia gerada pela corrupção resultante e os desastres, obra do destruidor, são cada dia mais visíveis.
Os verdadeiros discípulos de Cristo viveram como ele, transmitindo esperança a um mundo sofredor. Eles abalaram o mundo, sem armas, apenas com o poder do amor em seus corações. Eles tinham fome e sede de justiça, eram misericordiosos, puros de coração. E hoje Deus quer despertar em nós um sentimento de insatisfação, e usar isso para promover o amor de uns para com os outros, uma revolução pelo bem, pela solidariedade, uma firme disposição para permanecer ao lado do que é justo, ainda que caiam os céus! Nas palavras de Cristo:
Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto a morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: 'Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!'. Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz. (…) Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem.” Lucas 14:26 a 35
É crucial parar para pensar nessas palavras dele e avaliar o preço que temos a pagar para realmente andar com ele e viver seguido seus passos. Uma vida de serviço como a de Cristo requer dedicação total a Deus, colocando-o acima de tudo, até da própria vida! Isso quer dizer que se você estiver em uma situação onde para ser fiel correrá risco de morte, deverá preferir a morte do que a injustiça, a infidelidade. E, em síntese, é disso que a sociedade tem falta: homens que não se comprem nem se vendam, que permaneçam firmes pelo que é certo mesmo diante da morte. Fidelidade até a morte também significa fidelidade em tempos de paz, separação da corrupção reinante, mesmo nas coisas pequenas, porque quem é fiel nas pequenas coisas será nas grandes. (Lucas 16:10)
Cristo pagou o preço para libertar-nos e comprou assim, com seu sangue, a vida eterna. E esse é o preço a ser pago para segui-lo. Não se trata de se arriscar a morrer, trata-se de não se corromper, não vender seus princípios, não ter preço. Mesmo diante da morte.
Parece que não, mas todos os dias lidamos com questões envolvendo escolhas certas e erradas. E como é fácil e natural, e até culturalmente normal, fazer como a maioria e escolher as coisas erradas. Quando você decide viver de acordo com os princípios do evangelho vai na contramão da própria sociedade e muitos vão te dizer para fazer como a maioria porque afinal estamos no século 21, as coisas são diferentes, e você não precisa ser tão fiel. Quem está disposto a pagar o preço e seguir a Cristo?
É por isso que “muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. (Mateus 22:14) Porque o caminho é mesmo estreito, e apertada a porta que conduz à salvação, e poucos são os que acertam com ela. Mateus 7:14
Mas ah, quanta paz e felicidade têm os que andam com Cristo! Sim, há esperança! Sim, Jesus em teu coração é tudo que precisa para contagiar outros e mudar o mundo ao seu redor! Sim, trabalhando dessa forma com nosso amado salvador, partilhando seu legado em prol do bem das pessoas ao nosso redor vamos com Cristo espalhar o amor de Deus nesse mundo. E para aqueles que assim resolvem segui-lo confiando na salvação que ele comprou para nós na cruz ele garante que, ainda que morram, viverão! (João 11:25) E um dia estaremos para sempre com o Senhor, onde não haverá mais morte, nem pranto, nem dor. Porque tudo se fez novo, e essas coisas ruins já acabaram para sempre! (Apocalipse 21:4)
As profecias bíblicas nos mostram que as coisas vão se complicar um pouco mais, mas que breve Cristo virá e dará vida eterna àqueles que o amaram em resposta ao seu grande amor, ressuscitando os que já dormiram e glorificando os que estiverem vivos naquele dia. (I Tessalonicenses 4) A vida com Cristo é uma jornada humilde de trabalho em prol da vida, com dificuldades, mas que produz muita paz, satisfação e alegria no serviço dele. Ele está conosco todos os dias, até o fim. (Mateus 28:19 e 20) E uma coisa que tenho visto é que ele é o salvador presente que te socorre e fortalece em toda e qualquer situação. Com quem podemos contar 24h por dia. Deus conosco!
Cristo está pronto a libertar todo aquele que nele crê, basta pedir a ele para curar você, restaurar sua vida e lhe dar poder para viver essa vida nova que ele comprou com seu sangue para nós, se assim você quiser, se sentir que precisa dele. Ele está com você agora mesmo. Não importam as dificuldades ou qualquer coisa, Jesus é a vida, ele é o libertador, e como fez com Gideão e com os discípulos, quer tornar cada um de nós poderosos guerreiros, com poder de seu Espírito, para transformar vidas e preparar outros para uma sociedade melhor, um mundo melhor, aquele reino eterno que ele vai afinal estabelecer aqui, sem morte, tristeza, choro nem dor, onde não haverá lembrança das desgraças de hoje, porque tudo se fez novo!
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências
Bíblia – Nova Versão Internacional – História de Gideão: Juízes capítulos 6, 7 e 8.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Visão


Visão é uma das coisas mais importantes
na vida. Quando temos uma visão, então compreendemos melhor e temos um alvo certo, metas definidas e sabemos exatamente onde chegar.

Um dia, algum tempo depois de Jesus ressuscitar, Pedro estava hospedado perto do mar, na casa de um homem chamado Simão. Ali, próximo da hora do almoço, Pedro subiu ao terraço para orar e, naquele momento, teve uma visão. Visão essa que mudaria a vida dele. Uma visão onde Deus lhe comunicou um pouco mais de sua visão para nós.
A visão de um lençol onde havia de toda espécie de animais: quadrúpedes, répteis e aves. Juntamente com isso ouviu uma voz: Levante-se, Pedro; mate e coma! Naturalmente Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo! E a voz disse: Não chame impuro ao que Deus purificou. Tudo isso se repetiu três vezes.
Nesse capítulo da vida de Pedro temos algumas perguntas intrigantes e algumas respostas inerentes ao contexto do próprio texto.
Primeiro: o que Pedro quis dizer com comer algo impuro ou imundo?
Segundo: porque ele ficou pensando no que significaria a visão e não entendeu logo de cara?
Dentro do contexto histórico e bíblico, Pedro, como bom judeu, conhecia as leis antigas e sabia que havia uma distinção entre animais limpos e imundos, e coisas puras e impuras, que se vê na Bíblia desde a época de Noé, sendo depois dada por escrito por meio de Moisés ao povo de Israel. Essa fazia parte das leis antigas que os judeus ainda guardam, e Pedro refere-se claramente à observância dessa lei de saúde quando diz que jamais comera nada impuro ou imundo. Isso nos leva à segunda resposta.
O texto pode ser interpretado para dizer que Pedro ainda seguia aquela antiga lei que já fora abolida por Cristo e, assim, Deus lhe deu a visão para mostrar isso a ele. Com isso já podemos perceber aqui uma coisa: se Jesus tivesse realmente mudado essa regra e ensinado isso, Pedro já estaria comendo de tudo desde então. O simples fato dele ficar pensando nos mostra que esse não era o caso. E o fato de continuar fiel àquela antiga lei até aquele momento confirma isso. A resposta, porém, é muito mais surpreendente e está logo a frente no texto:“Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: Simão, três homens estão procurando por você. Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei.” (...) “Conversando com ele, Pedro entrou e encontrou ali reunidas muitas pessoas e lhes disse: Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou até mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum.” Atos 10:19, 20, 27 e 28.
Deus tem uma visão: resgatar todos os homens, de todas as raças, tribos e línguas, mas Pedro ainda está sob aquele antigo preconceito nacional pensando que a salvação é só para os judeus. Assim, usando como metáfora a lei dos alimentos e coisas puras e impuras, Deus mostra para Pedro que com as pessoas é diferente, o evangelho é para todos, a salvação e a vida eterna estão disponíveis a todos, em todos os cantos do mundo, que crerem em Cristo!
Infelizmente ainda existem barreiras, mas elas continuam sendo humanas, como era o caso de Pedro. O amor de Deus por meio de Cristo não tem barreiras, nenhuma barreira, para alcançar as pessoas. Não importa cor, raça, nacionalidade, ou qualquer outra coisa, todos são preciosos aos olhos daquele que deu o maior tesouro do Universo, seu Filho amado, para morrer a fim de abrir-nos a porta do Céu!
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências
Bíblia – Atos 10 e Pentateuco.
Versão Bíblica utilizada: Nova Versão Internacional.

terça-feira, 18 de março de 2014

Nutrição Profunda

Todos os seres vivos precisam manter a vida fluindo. E como fazemos isso? Árvores recebem vida através do contato com o solo e a luz. Elas têm estruturas capazes de sintetizar a energia necessária para a continuidade da vida e, ao receber a luz, essas estruturas obtêm por meio do processo de fotossíntese o alimento para a planta. Do solo elas buscam minerais e outras substâncias que também nutrem a planta para que a vida se mantenha. Seres vivos como animais e nós, humanos, obtemos os nutrientes com os alimentos e também fortalecemos nosso organismo por meio da prática de atividades físicas e exposição adequada à luz solar e ar puro. Agora a pergunta fundamental é: se na vida física é assim, como será na vida espiritual? Como manter a vida espiritual robusta e em forma? Será semelhante à foma como fazemos com nosso sistema biológico?
Jesus explicou isso aos discípulos. E ele falou das plantas! Ele disse: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos”. João 15:5 a 8 Permanecer em Jesus e dar frutos. Nas plantas, os frutos vêm como resultado da nutrição. Jesus diz que da mesma forma que os ramos dependem de estar ligados na videira para produzir fruto se não estivermos ligados a ele não produziremos. Não faremos nada como ele diz. Já viu pessoas sem motivação para fazer as coisas para Deus? Será essa a razão?
Jesus fala de frutos, que conforme ele diz são resultado da união com ele. Mas o que são esses frutos? Como podemos estar unidos com ele? Ele disse que é o caminho, a verdade e a vida. João 14:6 Lembra da vida? A vida se mantém em nós e nas plantas e animais através dos alimentos que ingerimos de uma forma ou de outra. De forma semelhante, Jesus disse: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. João 17:3 Nossa vida espiritual, como ele diz, vêm do conhecimento de Deus e dele mesmo. E essa vida é eterna, ou seja, assim, por meio deste contato, vamos ter a vida eterna que ele nos oferece. Como Jesus é o caminho para o Pai, porque ninguém vem ao Pai a não ser por meio dele, primeiro precisamos conhecê-lo. E assim conheceremos o Pai. Hebreus 1:1 a 3 nos informa que Jesus é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser e que Deus nos falou no passado pelos profetas, mas depois enviou Jesus para viver entre nós e nos dar uma revelação completa dele. Logo, conhecer Jesus é tudo o que precisamos, porque assim conheceremos o Pai. As duas pessoas que precisamos conhecer. Mas como conhecê-lo, se ele está assentado à direita de Deus nas alturas, como diz Hebreus 1:3? Como conhecer pessoalmente alguém que não podemos ver? Jesus nos responde: “Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir”. João 16:13 O Espírito Santo nos guiará a toda a verdade. Quem é a verdade em pessoa? Jesus! Como ele mesmo disse. Traduzindo: o Espírito Santo nos guia até Jesus. Conhecemos então a Jesus e, consequentemente, ao Pai, porque ele é Deus Conosco!
Tudo bem, mas o que fazemos para que isso aconteça? Como podemos ser guiados pelo Espírito Santo? A Bíblia responde: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Jeremias 29:13 Então só precisamos clamar a Deus de todo o coração pedindo para que ele se revele a nós por meio do Espírito Santo, e ele se revelará. João 1:1 a 4, 14 e 18 diz:
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava no princípio com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.”
Jesus é a Palavra de Deus viva. Ele se revela na Bíblia desde Gênesis. Nos evangelhos temos o registro da sua vida. Assim, por meio do estudo da Bíblia podemos conhecê-lo. O que fazer? Para conhecer Jesus, ter contato com ele por meio da revelação do Espírito Santo e assim sua vida fluir em nós e jorrar para a vida eterna como ele disse, produzindo os frutos que glorificam a Deus, tornando-nos discípulos dele, precisamos na prática estudar a Bíblia procurando conhecê-lo, clamando a Deus para que nos revele nosso salvador. Dessa forma o Espírito Santo nos guiará a Jesus, a fonte da vida e da verdade, e por meio dele conheceremos o Pai. Ele é o caminho, ou seja, segui-lo, tê-lo como modelo de vida, buscando nele a razão e a essência de nossa vida, assim como fazemos com o alimento, nos trará vida, e vida eterna.
Os frutos dessa união, dos quais ele fala, são apresentados em Gálatas 5:22 e 23.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Já pensou como essas características, esses frutos, podem fazer diferença na vida diária? Mas alguém pode produzir isso por si mesmo? Jesus nos diz que não. Porque a sociedade está tão cheia de maldade? O que esses frutos fariam ao ser vividos? Frequentemente as pessoas cobram essas coisas umas das outras, e as vezes procuramos fazer isso, mas caímos numa luta que acaba em um estado de sofrimento por regras e mais regras que não cumprimos como gostaríamos. Mas não é isso o que Cristo diz. Ele diz que sem ele, não podemos fazer nada; que os frutos que tanto queremos em nossa vida, a vida espiritual forte e robusta que procuramos, vêm naturalmente como resultado da união com ele. Como resultado de conhecê-lo. Não é nosso poder, e não é de fora para dentro. Como disse Cristo, se não comermos a carne e não bebermos o sangue dele, de nada adiantará. Não teremos vida em nós. João 6:53 Ele precisa fazer parte de nossa vida, precisamos conhecê-lo por meio de uma profunda busca em oração e estudo da Palavra de Deus. E por meio da força dele, seguir seu exemplo. Quando ele disse que devemos comer a carne e beber o sangue dele, no evangelho de João, está falando exatamente sobre isso: ele é o alimento que nutre nossa vida espiritual. Esquadrinhar sua vida, captando cada palavra, cada ação, buscando compreender os motivos dele e a forma como viveu, procurando seguir esse exemplo e ensinos no dia a dia, é o que ele quis dizer.
Como adventistas somos encorajados a buscar a Deus pela manhã, antes de sair de casa. Eu não tenho muito tempo nesse horário para fazer isso. Mas tenho buscado mais pela manhã ultimamente, pedindo a ele para me conduzir e dar poder durante o dia para uma vida mais próxima de Cristo, para vencer maus hábitos e produzir mais. Isso tem feito diferença. Durante o dia procuro estar com o pensamento ligado a Deus também. Uma das coisas que descobri é que se eu não faço isso, quando não busco poder de Deus para as atividades, a indolência e negligência, entre outras coisas, prevalecem.
Tenho provado e visto Deus atuando cada dia em minha vida. E tenho plena certeza de seu amor incondicional, não apenas porque a Bíblia assim o diz, mas pelo que ele já fez por mim. Algo que transparece nesse ensino de Cristo é que sem o contato direto e diário com ele por meio da oração e da meditação na Palavra, praticando seus ensinos por meio do poder dele, nada faremos. Mas conectados com ele produziremos os frutos do Espírito. A vida dele vai fluir de nós para abençoar todos ao redor com os maravilhosos frutos do Espírito. Como ele disse, nos tornaremos uma fonte de vida a jorrar para a vida eterna!
O amor dele em seus atos, a forma dele atuar com as pessoas, seu cuidado e dedicação são tão grandes! Ao estudar sua vida e ensinos contemplo seu amor e isso me leva para mais perto dele. Quero isso em minha vida, e ao clamar a Deus, contagiado com o exemplo do Mestre, o Espírito Santo vai colocando seu amor em meu coração. Assim podemos ser mais semelhantes a ele.
O reino de Deus não é tanto uma questão de regras, é mais uma questão de conhecê-lo. Ao conhecê-lo por meio da Palavra, pela revelação de Cristo, somos transformados à semelhança dele.
Jesus, a fonte da vida, é nosso alimento espiritual. Nele temos a nutrição que precisamos para produzir amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio. Ao nos aproximarmos dia a dia dele por meio desse contato, conhecendo a Cristo e ao Pai, esses frutos serão mais abundantes e, naturalmente, todos saberão que somos seus discípulos.
No fim, só precisamos conhecer Jesus. Permitir que ele viva em nós.
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências

Bíblia – Nova Versão Internacional

sexta-feira, 7 de março de 2014

Mulheres santas. Você mulher, pode ser uma delas!

O conceito de santidade varia de acordo com a ideologia, mas sem se prender a ideologias, quero agora resgatar o conceito bíblico. A palavra santo ou santa na Bíblia tem um significado específico um pouco diferente do que estamos acostumados, ela significa separado para uso sagrado, ou melhor dizendo, santificado para um fim específico. E isso está em harmonia com os relatos bíblicos, porque as pessoas que são apresentadas como exemplos, pessoas santas, não eram perfeitas, mas eram completamente dedicadas, separadas, para Deus.
Dia 08 de março é o dia internacional da mulher, e pensando nisso lembrei-me de mulheres santas, das páginas sagradas, que são grandes exemplos para todos nós.
Tamar tem uma história triste. Ela casou e o marido morreu, então casou com o cunhado pela regra da tribo e depois ele também morreu. Como o pai dos rapazes não quis dar seu terceiro filho em casamento a ela, ela bolou um estratagema e finalmente conseguiu ter dois filhos. Não era israelita, mas queria fazer parte da geração do Filho de Deus, e conseguiu. Seu nome está na genealogia do Messias, no evangelho de Mateus.
Ela era apenas uma mãe temente a Deus, e é apresentada como alguém que, pelo seu conhecimento do Altíssimo, foi capaz de confiar nele de forma tal que salvou seu filho Moisés. Joquebede, a mãe de Moisés, apresentada no êxodo como uma mulher simples, que sabia que podia contar com Deus para tudo e, na hora mais difícil, para salvar a vida do filho, elaborou um plano simples e orou fervorosamente a Deus, sendo atendida. A princesa achou o bebê no rio nilo e o adotou, pagando a Joquebede para criar seu próprio filho! Essa mulher santa nos deu um exemplo de que mesmo nas maiores dificuldades, quando tudo parece perdido, podemos contar com Deus.
Raabe, uma mulher que tinha uma vida de prostituições, mas ao ouvir sobre o Deus de Israel, creu e quis fazer parte daquele povo abençoado. Ela ajudou os espias e com isso conseguiu salvar sua família. Depois, na genealogia de Cristo, no evangelho de Mateus, vemos que Raabe se arrependeu e se casou com um dos príncipes de Israel, vindo a fazer parte da árvore genealógica do Messias! Sim, Raabe não era perfeita, mas sua decisão de mudar de vida e fazer parte do povo de Deus foi o grande salto da vida dela, e desse modo ela se tornou uma mulher santa, separada para Deus. Não era do povo de Israel, mas ao permitir que o amor de Deus a alcançasse, ela foi salva. Ela nos mostra que, como Jesus disse, no Reino de Deus há lugar para todos, depende apenas das nossas escolhas.
Débora, outra mulher exemplar, uma profetiza. Profetas foram escolhidos para transmitir mensagens divinas. Com eles Deus falava pessoalmente por meio de visões e sonhos. Essa mulher de Deus orientou, julgou e conduziu o povo de Israel à vitória na guerra em sua época. Veja como Deus pode fazer maravilhas e atuar de forma poderosa por meio de qualquer mulher. Débora, como as demais aqui apresentadas, escolheu ser fiel a Deus acima de tudo, mas ela em especial viveu completamente separada para Deus, santificando-se diariamente, mesmo quando todos e todas estavam vivendo de qualquer forma, sem se importar com os caminhos de Deus. Então, quando eles clamaram a Deus por estarem sofrendo as consequências de seus erros, ela os conduziu à vitória.
Rute foi outra mulher de origem estrangeira que conheceu o Deus de Israel a partir da família do seu marido e se tornou uma santa mulher. Também passou a fazer parte da genealogia do Messias.
Bate-Seba, a mulher envolvida no escândalo do rei Davi, não mais nem menos humana que as demais, se arrependeu e também foi contada entre as mulheres que fizeram parte da genealogia de Cristo.
Os evangelhos contam sobre Maria, mãe do salvador, uma santa mulher que se dispôs a ser fiel a Deus acima de tudo e teve a grande honra de educar o Messias. Falam também sobre Maria Madalena, que tendo conhecido Jesus, também se tornou santa, abandonando suas antigas práticas. Conta-nos ainda sobre a mulher samaritana, uma mulher rejeitada por suas escolhas de vida e por sua raça que foi transformada pelo contato com Jesus.
Parabéns a você mulher, pelo seu dia!
Sem as mulheres não seríamos possíveis, nós, homens. Graças a Deus por todas vocês.
A Bíblia em toda a sua história e também nos evangelhos, nos apresenta uma mensagem maravilhosa quando fala de mulheres santas. Ela nos mostra que Deus tem um futuro glorioso para toda mulher que se dedica a ele, santificando-se dia a dia com Cristo. A esperança do Emanuel, que viria salvar seu povo, foi o motivo central que levou as mulheres antes de Cristo mais perto de Deus e fez delas mulheres únicas. Deu-lhes liberdade dos maiores obstáculos e vitória em muitas situações. Essas histórias nos mostram que não importa quem seja nem onde esteja, quando uma mulher se depara com o grande amor de Deus e entra em contato com o Salvador, a esperança se renova e a vida se transforma.
Deus tem uma grande bênção para você, mulher. No livro de provérbios há uma descrição de uma mulher santa, dedicada a Deus. O texto nos mostra a alegria e felicidade que é uma mulher santificada por Deus: “É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: 'Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas'. A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada.” Provérbios 31:25 a 30
Essa mulher santa e poderosa, realizada e feliz pode ser qualquer mulher. Depende apenas da decisão de conhecer a Deus e participar da graça de Jesus. Nenhuma dessas mulheres que mencionei eram perfeitas, mas todas elas se tornaram santas pelo contato com Deus e foram salvas por Cristo. Somos dependentes de Deus, e o maior segredo é que não é nosso poder nem nossa força, mas a nossa disposição de buscar força dele e segui-lo, como elas fizeram, que vai nos capacitar a ser santificados como elas foram. É esse contato com Jesus por meio da Palavra e da oração que nos purifica do mal e nos faz mais semelhantes a ele. As boas obras são fruto da sua graça operando em nós.
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências
Gênesis 38; Êxodo 2; Josué 2 a 6; Juízes 4 e 5; Mateus 1.

Bíblia – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Enxergando Deus

Você já se perguntou quem é Deus? Já parou para pensar no porquê das coisas serem como são? Algumas pessoas argumentam que Deus não existe porque se existisse não permitiria tanta desgraça no mundo. Ao longo do tempo minha visão de Deus foi se ampliando e, agora, tenho uma ideia mais precisa, ainda que pequena diante da grandeza dele. Ao longo do tempo ele se revelou, mas apenas por meio de cartas, enviadas por mensageiros que tiveram contato mais direto com ele. Mas mesmo esses mensageiros não o conheceram tão de perto como gostariam. A Bíblia nos diz que:
Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o Universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da majestade nas alturas.” Hebreus 1:1 a 3
Depois de falar por meio de cartas, escritas pelos profetas, Deus se fez carne e habitou entre nós (João 1:14), ele se tornou Emanuel – Deus Conosco! (Isaías 7:14) No livro “O Grande Conflito”, Ellen G. White, escritora norte americana, descreve um dos momentos em que Jesus observa Jerusalém:
Durante três anos o Senhor da luz e glória entrara e saíra por entre o Seu povo, 'fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo', pondo em liberdade os que se achavam presos, restaurando a vista aos cegos, fazendo andar os coxos e ouvir os surdos, purificando os leprosos, ressuscitando os mortos e pregando o evangelho aos pobres (Atos 10:38; Lucas 4:18; Mateus 11:5).
De modo itinerante, sem lar, Ele viveu para ministrar às necessidades e abrandar as desgraças humanas, para insistir com os homens a aceitarem o dom da vida. As ondas de misericórdia, rebatidas por aqueles corações obstinados, retornavam em uma vaga mais forte de terno e inexprimível amor. Mas Israel se desviara de Seu melhor Amigo e único Auxiliador. Os rogos de seu amor haviam sido desprezados.
A hora de esperança e perdão transcorria rapidamente. As nuvens que haviam estado a acumular-se durante séculos de apostasia e rebelião, estavam prestes a desabar sobre um povo culpado. Aquele que, unicamente, os poderia salvar da condenação iminente, fora menosprezado, injuriado, rejeitado, e em breve seria crucificado.
Ao olhar Jesus sobre Jerusalém, a condenação de toda uma cidade, de toda uma nação se apresentava diante dEle. Contemplava ele o anjo destruidor com a espada erguida contra a cidade que durante tanto tempo fora a morada de Deus. Do próprio lugar mais tarde ocupado por Tito e seu exército, olhava Ele através do vale para os pátios e pórticos sagrados. Com a visão obscurecida pelas lágrimas, Ele via os muros cercados por hostes estrangeiras. Ouvia o tropel de exércitos dispondo-se para a guerra, as vozes de mães e crianças clamando por pão na cidade sitiada. Via entregues às chamas o santo templo, os palácios e torres convertidos num monte de ruínas fumegantes.
Olhando através dos séculos futuros, via o povo do concerto espalhado em todos os países, “semelhantes aos destroços numa praia deserta”. A divina piedade, o terno amor, encontraram expressão nestas melancólicas palavras: “Jerusalém, Jerusalém! Que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis Eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37).
A Majestade do Céu em pranto! Esta cena mostra quão árdua tarefa é salvar o culpado das consequências da transgressão da lei de Deus.
A revelação dos evangelhos nos mostra Deus como jamais ele havia se revelado antes. Para compreendê-lo melhor, e ter uma ideia mais clara de seu amor, é imprescindível estudar a vida de Jesus, Deus Conosco, “a imagem do Deus invisível” - Colossenses 1:15. Eu particularmente recomendo também a leitura dos livros “O Grande Conflito” e “O Desejado de Todas as Nações”, de Ellen G. White. Lembrando que é necessário orar sempre antes de estudar a revelação de Deus. Os livros você pode fazer download em vários formatos no site do Estado Ellen G White ou, se preferir, adquirir na editora Casa Publicadora Brasileira.
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências
Bíblia – Nova Versão Internacional

O Grande Conflito.