terça-feira, 18 de março de 2014

Nutrição Profunda

Todos os seres vivos precisam manter a vida fluindo. E como fazemos isso? Árvores recebem vida através do contato com o solo e a luz. Elas têm estruturas capazes de sintetizar a energia necessária para a continuidade da vida e, ao receber a luz, essas estruturas obtêm por meio do processo de fotossíntese o alimento para a planta. Do solo elas buscam minerais e outras substâncias que também nutrem a planta para que a vida se mantenha. Seres vivos como animais e nós, humanos, obtemos os nutrientes com os alimentos e também fortalecemos nosso organismo por meio da prática de atividades físicas e exposição adequada à luz solar e ar puro. Agora a pergunta fundamental é: se na vida física é assim, como será na vida espiritual? Como manter a vida espiritual robusta e em forma? Será semelhante à foma como fazemos com nosso sistema biológico?
Jesus explicou isso aos discípulos. E ele falou das plantas! Ele disse: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos”. João 15:5 a 8 Permanecer em Jesus e dar frutos. Nas plantas, os frutos vêm como resultado da nutrição. Jesus diz que da mesma forma que os ramos dependem de estar ligados na videira para produzir fruto se não estivermos ligados a ele não produziremos. Não faremos nada como ele diz. Já viu pessoas sem motivação para fazer as coisas para Deus? Será essa a razão?
Jesus fala de frutos, que conforme ele diz são resultado da união com ele. Mas o que são esses frutos? Como podemos estar unidos com ele? Ele disse que é o caminho, a verdade e a vida. João 14:6 Lembra da vida? A vida se mantém em nós e nas plantas e animais através dos alimentos que ingerimos de uma forma ou de outra. De forma semelhante, Jesus disse: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. João 17:3 Nossa vida espiritual, como ele diz, vêm do conhecimento de Deus e dele mesmo. E essa vida é eterna, ou seja, assim, por meio deste contato, vamos ter a vida eterna que ele nos oferece. Como Jesus é o caminho para o Pai, porque ninguém vem ao Pai a não ser por meio dele, primeiro precisamos conhecê-lo. E assim conheceremos o Pai. Hebreus 1:1 a 3 nos informa que Jesus é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser e que Deus nos falou no passado pelos profetas, mas depois enviou Jesus para viver entre nós e nos dar uma revelação completa dele. Logo, conhecer Jesus é tudo o que precisamos, porque assim conheceremos o Pai. As duas pessoas que precisamos conhecer. Mas como conhecê-lo, se ele está assentado à direita de Deus nas alturas, como diz Hebreus 1:3? Como conhecer pessoalmente alguém que não podemos ver? Jesus nos responde: “Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir”. João 16:13 O Espírito Santo nos guiará a toda a verdade. Quem é a verdade em pessoa? Jesus! Como ele mesmo disse. Traduzindo: o Espírito Santo nos guia até Jesus. Conhecemos então a Jesus e, consequentemente, ao Pai, porque ele é Deus Conosco!
Tudo bem, mas o que fazemos para que isso aconteça? Como podemos ser guiados pelo Espírito Santo? A Bíblia responde: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Jeremias 29:13 Então só precisamos clamar a Deus de todo o coração pedindo para que ele se revele a nós por meio do Espírito Santo, e ele se revelará. João 1:1 a 4, 14 e 18 diz:
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava no princípio com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.”
Jesus é a Palavra de Deus viva. Ele se revela na Bíblia desde Gênesis. Nos evangelhos temos o registro da sua vida. Assim, por meio do estudo da Bíblia podemos conhecê-lo. O que fazer? Para conhecer Jesus, ter contato com ele por meio da revelação do Espírito Santo e assim sua vida fluir em nós e jorrar para a vida eterna como ele disse, produzindo os frutos que glorificam a Deus, tornando-nos discípulos dele, precisamos na prática estudar a Bíblia procurando conhecê-lo, clamando a Deus para que nos revele nosso salvador. Dessa forma o Espírito Santo nos guiará a Jesus, a fonte da vida e da verdade, e por meio dele conheceremos o Pai. Ele é o caminho, ou seja, segui-lo, tê-lo como modelo de vida, buscando nele a razão e a essência de nossa vida, assim como fazemos com o alimento, nos trará vida, e vida eterna.
Os frutos dessa união, dos quais ele fala, são apresentados em Gálatas 5:22 e 23.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Já pensou como essas características, esses frutos, podem fazer diferença na vida diária? Mas alguém pode produzir isso por si mesmo? Jesus nos diz que não. Porque a sociedade está tão cheia de maldade? O que esses frutos fariam ao ser vividos? Frequentemente as pessoas cobram essas coisas umas das outras, e as vezes procuramos fazer isso, mas caímos numa luta que acaba em um estado de sofrimento por regras e mais regras que não cumprimos como gostaríamos. Mas não é isso o que Cristo diz. Ele diz que sem ele, não podemos fazer nada; que os frutos que tanto queremos em nossa vida, a vida espiritual forte e robusta que procuramos, vêm naturalmente como resultado da união com ele. Como resultado de conhecê-lo. Não é nosso poder, e não é de fora para dentro. Como disse Cristo, se não comermos a carne e não bebermos o sangue dele, de nada adiantará. Não teremos vida em nós. João 6:53 Ele precisa fazer parte de nossa vida, precisamos conhecê-lo por meio de uma profunda busca em oração e estudo da Palavra de Deus. E por meio da força dele, seguir seu exemplo. Quando ele disse que devemos comer a carne e beber o sangue dele, no evangelho de João, está falando exatamente sobre isso: ele é o alimento que nutre nossa vida espiritual. Esquadrinhar sua vida, captando cada palavra, cada ação, buscando compreender os motivos dele e a forma como viveu, procurando seguir esse exemplo e ensinos no dia a dia, é o que ele quis dizer.
Como adventistas somos encorajados a buscar a Deus pela manhã, antes de sair de casa. Eu não tenho muito tempo nesse horário para fazer isso. Mas tenho buscado mais pela manhã ultimamente, pedindo a ele para me conduzir e dar poder durante o dia para uma vida mais próxima de Cristo, para vencer maus hábitos e produzir mais. Isso tem feito diferença. Durante o dia procuro estar com o pensamento ligado a Deus também. Uma das coisas que descobri é que se eu não faço isso, quando não busco poder de Deus para as atividades, a indolência e negligência, entre outras coisas, prevalecem.
Tenho provado e visto Deus atuando cada dia em minha vida. E tenho plena certeza de seu amor incondicional, não apenas porque a Bíblia assim o diz, mas pelo que ele já fez por mim. Algo que transparece nesse ensino de Cristo é que sem o contato direto e diário com ele por meio da oração e da meditação na Palavra, praticando seus ensinos por meio do poder dele, nada faremos. Mas conectados com ele produziremos os frutos do Espírito. A vida dele vai fluir de nós para abençoar todos ao redor com os maravilhosos frutos do Espírito. Como ele disse, nos tornaremos uma fonte de vida a jorrar para a vida eterna!
O amor dele em seus atos, a forma dele atuar com as pessoas, seu cuidado e dedicação são tão grandes! Ao estudar sua vida e ensinos contemplo seu amor e isso me leva para mais perto dele. Quero isso em minha vida, e ao clamar a Deus, contagiado com o exemplo do Mestre, o Espírito Santo vai colocando seu amor em meu coração. Assim podemos ser mais semelhantes a ele.
O reino de Deus não é tanto uma questão de regras, é mais uma questão de conhecê-lo. Ao conhecê-lo por meio da Palavra, pela revelação de Cristo, somos transformados à semelhança dele.
Jesus, a fonte da vida, é nosso alimento espiritual. Nele temos a nutrição que precisamos para produzir amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio. Ao nos aproximarmos dia a dia dele por meio desse contato, conhecendo a Cristo e ao Pai, esses frutos serão mais abundantes e, naturalmente, todos saberão que somos seus discípulos.
No fim, só precisamos conhecer Jesus. Permitir que ele viva em nós.
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências

Bíblia – Nova Versão Internacional

sexta-feira, 7 de março de 2014

Mulheres santas. Você mulher, pode ser uma delas!

O conceito de santidade varia de acordo com a ideologia, mas sem se prender a ideologias, quero agora resgatar o conceito bíblico. A palavra santo ou santa na Bíblia tem um significado específico um pouco diferente do que estamos acostumados, ela significa separado para uso sagrado, ou melhor dizendo, santificado para um fim específico. E isso está em harmonia com os relatos bíblicos, porque as pessoas que são apresentadas como exemplos, pessoas santas, não eram perfeitas, mas eram completamente dedicadas, separadas, para Deus.
Dia 08 de março é o dia internacional da mulher, e pensando nisso lembrei-me de mulheres santas, das páginas sagradas, que são grandes exemplos para todos nós.
Tamar tem uma história triste. Ela casou e o marido morreu, então casou com o cunhado pela regra da tribo e depois ele também morreu. Como o pai dos rapazes não quis dar seu terceiro filho em casamento a ela, ela bolou um estratagema e finalmente conseguiu ter dois filhos. Não era israelita, mas queria fazer parte da geração do Filho de Deus, e conseguiu. Seu nome está na genealogia do Messias, no evangelho de Mateus.
Ela era apenas uma mãe temente a Deus, e é apresentada como alguém que, pelo seu conhecimento do Altíssimo, foi capaz de confiar nele de forma tal que salvou seu filho Moisés. Joquebede, a mãe de Moisés, apresentada no êxodo como uma mulher simples, que sabia que podia contar com Deus para tudo e, na hora mais difícil, para salvar a vida do filho, elaborou um plano simples e orou fervorosamente a Deus, sendo atendida. A princesa achou o bebê no rio nilo e o adotou, pagando a Joquebede para criar seu próprio filho! Essa mulher santa nos deu um exemplo de que mesmo nas maiores dificuldades, quando tudo parece perdido, podemos contar com Deus.
Raabe, uma mulher que tinha uma vida de prostituições, mas ao ouvir sobre o Deus de Israel, creu e quis fazer parte daquele povo abençoado. Ela ajudou os espias e com isso conseguiu salvar sua família. Depois, na genealogia de Cristo, no evangelho de Mateus, vemos que Raabe se arrependeu e se casou com um dos príncipes de Israel, vindo a fazer parte da árvore genealógica do Messias! Sim, Raabe não era perfeita, mas sua decisão de mudar de vida e fazer parte do povo de Deus foi o grande salto da vida dela, e desse modo ela se tornou uma mulher santa, separada para Deus. Não era do povo de Israel, mas ao permitir que o amor de Deus a alcançasse, ela foi salva. Ela nos mostra que, como Jesus disse, no Reino de Deus há lugar para todos, depende apenas das nossas escolhas.
Débora, outra mulher exemplar, uma profetiza. Profetas foram escolhidos para transmitir mensagens divinas. Com eles Deus falava pessoalmente por meio de visões e sonhos. Essa mulher de Deus orientou, julgou e conduziu o povo de Israel à vitória na guerra em sua época. Veja como Deus pode fazer maravilhas e atuar de forma poderosa por meio de qualquer mulher. Débora, como as demais aqui apresentadas, escolheu ser fiel a Deus acima de tudo, mas ela em especial viveu completamente separada para Deus, santificando-se diariamente, mesmo quando todos e todas estavam vivendo de qualquer forma, sem se importar com os caminhos de Deus. Então, quando eles clamaram a Deus por estarem sofrendo as consequências de seus erros, ela os conduziu à vitória.
Rute foi outra mulher de origem estrangeira que conheceu o Deus de Israel a partir da família do seu marido e se tornou uma santa mulher. Também passou a fazer parte da genealogia do Messias.
Bate-Seba, a mulher envolvida no escândalo do rei Davi, não mais nem menos humana que as demais, se arrependeu e também foi contada entre as mulheres que fizeram parte da genealogia de Cristo.
Os evangelhos contam sobre Maria, mãe do salvador, uma santa mulher que se dispôs a ser fiel a Deus acima de tudo e teve a grande honra de educar o Messias. Falam também sobre Maria Madalena, que tendo conhecido Jesus, também se tornou santa, abandonando suas antigas práticas. Conta-nos ainda sobre a mulher samaritana, uma mulher rejeitada por suas escolhas de vida e por sua raça que foi transformada pelo contato com Jesus.
Parabéns a você mulher, pelo seu dia!
Sem as mulheres não seríamos possíveis, nós, homens. Graças a Deus por todas vocês.
A Bíblia em toda a sua história e também nos evangelhos, nos apresenta uma mensagem maravilhosa quando fala de mulheres santas. Ela nos mostra que Deus tem um futuro glorioso para toda mulher que se dedica a ele, santificando-se dia a dia com Cristo. A esperança do Emanuel, que viria salvar seu povo, foi o motivo central que levou as mulheres antes de Cristo mais perto de Deus e fez delas mulheres únicas. Deu-lhes liberdade dos maiores obstáculos e vitória em muitas situações. Essas histórias nos mostram que não importa quem seja nem onde esteja, quando uma mulher se depara com o grande amor de Deus e entra em contato com o Salvador, a esperança se renova e a vida se transforma.
Deus tem uma grande bênção para você, mulher. No livro de provérbios há uma descrição de uma mulher santa, dedicada a Deus. O texto nos mostra a alegria e felicidade que é uma mulher santificada por Deus: “É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: 'Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas'. A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada.” Provérbios 31:25 a 30
Essa mulher santa e poderosa, realizada e feliz pode ser qualquer mulher. Depende apenas da decisão de conhecer a Deus e participar da graça de Jesus. Nenhuma dessas mulheres que mencionei eram perfeitas, mas todas elas se tornaram santas pelo contato com Deus e foram salvas por Cristo. Somos dependentes de Deus, e o maior segredo é que não é nosso poder nem nossa força, mas a nossa disposição de buscar força dele e segui-lo, como elas fizeram, que vai nos capacitar a ser santificados como elas foram. É esse contato com Jesus por meio da Palavra e da oração que nos purifica do mal e nos faz mais semelhantes a ele. As boas obras são fruto da sua graça operando em nós.
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências
Gênesis 38; Êxodo 2; Josué 2 a 6; Juízes 4 e 5; Mateus 1.

Bíblia – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.