quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Deus e a Corrupção

Nesses tempos de problemas políticos, onde a indignação está estampada em nosso povo diante das diversas formas de corrupção que vemos hoje em dia ao nosso redor, ao meditar no assunto, me veio à mente a história antiga, e a forma como Deus tem lidado com isso ao longo do tempo.
A Bíblia nos conta a história de Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, cidades da planície do Jordão, na Palestina, que foram consumidas pelo fogo devido à corrupção geral que reinava ali. Deus desceu para ver a situação e depois ele mesmo fez descer fogo e enxofre do céu e consumiu aquelas cidades. Além dessa história do Pentateuco, ao longo do Antigo Testamento podemos ver muitas outras histórias de lugares assolados pela guerra e outros eventos, às vezes uma intervenção direta de Deus, como no caso das cidades da planície do Jordão, em consequência da corrupção generalizada. Sim, há um Deus no Céu que está atento e atuante na História humana. Há limite para a maldade humana, e além desse limite o homem não pode ir. Depois disso vem o juízo divino.
Mas Deus é um Deus de amor e misericórdia, e só envia o juízo quando não há mais nada a fazer. Jonas, o profeta fujão, nos mostra que Deus primeiro adverte as cidades e povos antes de executar seu juízo, e quando uma cidade ou povo se arrepende, ele tem prazer em poupá-los, porque nos ama. O juízo é uma obra estranha para ele, e por seu amor ele sempre adverte antes. Jonas foi enviado para advertir sobre a maldade e corrupção em Nínive, e se recusou a ir porque aquele povo havia massacrado seu povo antes, e ele não queria que Deus os poupasse caso se arrependessem. Mas Finalmente Deus o colocou lá na cidade e ele os advertiu. Depois ficou decepcionado quando Deus não os destruiu porque se arrependeram.
Muitas pessoas se identificam com Jonas, e gostariam que Deus enviasse seu juízo e destruísse muitas coisas devido à corrupção reinante. Temos um reflexo dessa indignação no vandalismo que sempre aparece nos protestos aqui no Brasil.
Bem, essas profecias bíblicas são antigas e não se referem aos nossos dias. Mas Deus nunca muda, e sim, existem profecias referentes aos nossos dias que nos dizem que as tragédias muitas vezes atribuídas à desequilíbrios naturais, podem ser formas de juízo sobre lugares marcados pela imoralidade e corrupção, que infelizmente são moda em nossos dias. As profecias a seguir nos alertam para o juízo resultante da crescente corrupção que estamos vendo hoje.
Ellen G. White, escritora norte americana, há cerca de 100 anos, predisse isso:
Foi-me revelado que as cidades se encherão de confusão, violência e crime, e que estas coisas aumentarão até ao fim da história da Terra. — Testemunhos Seletos 3:115. Em todo o mundo as cidades se estão tornando viveiros de vícios. Por toda parte se vê e ouve o que é mau, e encontram-se estimulantes à sensualidade e ao desregramento. — A Ciência do Bom Viver, 363. Terríveis abalos sobrevirão à Terra, e os suntuosos palácios erigidos à custa de enormes despesas certamente se transformarão em montões de ruínas. — Manuscript Releases 3:312. Quando é retirada a mão de Deus que restringe, o destruidor começa sua obra. Então ocorrerão as maiores calamidades em nossas cidades. — Manuscript Releases 3:314. O Senhor faz advertências aos habitantes da Terra, como no incêndio de Chicago e nos de Melbourne, Londres e da cidade de Nova Iorque. — Manuscrito 127, 1897. O fim está perto, e cada cidade será transtornada de todos os modos. Haverá confusão em todas as cidades. Tudo que puder ser abalado há de ser abalado, e não sabemos o que virá em seguida. Os juízos serão de acordo com a iniqüidade das pessoas e a luz da verdade que elas tiveram. — Manuscript Releases 1:248. Quem dera que o povo de Deus tivesse uma idéia da impendente destruição de milhares de cidades, agora quase dominadas pela idolatria! — Evangelismo, 29. Está próximo o tempo em que grandes cidades serão destruídas, e todos devem ser advertidos destes juízos vindouros. — Evangelismo, 29. (Eventos Finais pág 85 e 86)
Senhores Governadores e autoridades, essa advertência é um alerta frente à nossa situação contemporânea. Deus sempre esteve atuando em toda a história humana, e assim como as histórias antigas registradas na Bíblia, a nossa história está diante dele. É tempo de buscar a Deus e combater efetivamente a corrupção, buscando um mundo mais justo e humano.
Há um limite à maldade e corrupção, e esse estado de coisas não vai muito longe. Mas mais do que isso é o fato de que, em breve, Cristo virá e porá fim a toda a maldade e pecado. Deus não tem prazer na morte de ninguém, e nos adverte para nos salvar. Mas naquele dia, que não demora chegar, dado o estado desse mundo, cada um será recompensado de acordo com suas obras, os que buscam o bem e lutam por um mundo mais justo e humano, buscando a Deus de todo o coração, serão eternos, e aqueles que amaram mais a cobiça e as coisas fúteis que trazem tanta corrupção e miséria ao nosso mundo sofrerão o juízo que escolheram com sua maldade sem arrependimento.
Quem leva o homem direito pelo mau caminho cairá ele mesmo na armadilha que preparou, mas o que não se deixa corromper terá boa recompensa.” Provérbios 28:10
O governante sem discernimento aumenta as opressões, mas os que odeiam o ganho desonesto prolongarão o seu governo.” Provérbios 28:16
Quem procede com integridade viverá seguro, mas quem procede com perversidade de repente cairá.” Provérbios 28:18
O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo.” Provérbios 28:20
Essa advertência divina é ao mesmo tempo terrível e justa: “Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.” Provérbios 29:1 Me lembro de Nabal, que tratou Davi injustamente e Deus mesmo o feriu e ele morreu logo em seguida ao seu último crime. (I Samuel 25:1 a 38) Isso nos mostra que assim como as cidades, os indivíduos também tem limite à sua maldade.
Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.” Provérbios 19:17
Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade.” Provérbios 12:20
Um governo continuará no poder enquanto for humano, justo e honesto.” Provérbios 20:28
Como aconselhou o apóstolo Paulo, trabalhemos em prol da justiça, a começar por viver buscando sempre o que é certo, e oremos por nossas cidades e governos, para que Deus atue e a corrupção seja combatida, antes que a situação chegue ao limite dos juízos, irremediável.
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências

Bíblia – Nova Versão Internacional e Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Estamos Juntos!!!

Máquinas, eletrônicos, computadores e outros aparelhos diversos, todos eles têm algo muito importante em comum: peças. Mas e daí o que tem de mais as peças ou partes de um aparelho qualquer? Tudo! Para um exemplo simples vou utilizar o exemplo da bicicleta. Uma bicicleta só funciona com todas as peças no lugar, e se uma delas tiver um defeito já vai interferir no desempenho do conjunto. Isso lembra relacionamentos.
Paulo, o apóstolo, comparou a igreja ao corpo humano, um conjunto interdependente. Mas podemos dizer que qualquer grupo social é assim, um todo interdepende. Porque então tantas pessoas pensam apenas em si mesmas? O conjunto estará bem quando os indivíduos estiverem bem. Isso deveria ser mais lembrado pelos governantes também.
Por esses dias encontrei uma citação na Bíblia do Executivo que ilustra muito bem o trabalho em equipe. Os gansos. Eles voam em formação V, onde os que ficam na ponta suportam a maior pressão do ar, dando aos demais um voo mais tranquilo. Assim o grupo aumenta seu alcance de voo em 71%. Um fato interessante é que os de trás grasnam para encorajar os que estão na liderança a permanecer firme, e quando o da frente cansa, outro toma seu lugar para que descanse. O comentário da Bíblia do Executivo deixa a pergunta: somos bons em fazer grandes coisas individualmente, mas já parou para pensar se estivéssemos determinados a trabalhar juntos como os gansos, nos apoiando e lutando, unidos no mesmo objetivo? Alcançaríamos um objetivo muito maior!
Em relação à prática do Evangelho de Cristo, ele é o líder que vai a frente e abre caminho, deixando-nos uma jornada mais leve. Ele garante que seu jugo é suave e seu fardo, leve. Tenho aprendido a depender dele diariamente e, embora ainda longe do que posso alcançar, tenho a felicidade de ver, muitas vezes, como sábado passado, ele responder a uma necessidade minha antes que eu clame. Eu tive um problema e estava resolvendo como podia, e apenas disse a Deus minha dificuldade, sem pedir nada, e logo mais um amigo parou, perguntou o que houve e me ajudou. Coincidência? Não, porque isso já aconteceu outras vezes.
Esse Deus a quem sirvo já me livrou muitas vezes, algumas em situações mortais, em resposta a simples orações inaudíveis. Ele prometeu estar conosco todos os dias, mas disse: busquem, e encontrarão, batam e a porta se abrirá, peçam e receberão.
Amigo, leitor deste blog, amigo pessoal ou conhecido que está lendo essa mensagem, tenho algo a te dizer: eu estou orando por você todos os dias, aproximadamente às 20:00h, pedindo as bênçãos de Deus para sua vida. As vezes seguimos caminhos de morte achando que são bons caminhos, e Deus nos dá total liberdade para isso, somos livres. Mas quando amigos pedem em nosso favor, ele pode fazer algo mais para nos ajudar, mesmo quando escolhemos sofrer. Ore, se puder, por seus amigos. A intercessão tem poder para ajudar muito.
Lembre-se: como aparelhos e máquinas, como os gansos, trabalhar em conjunto nos leva mais longe! Estamos juntos!
Que a paz de Cristo esteja contigo!


Referências

Bíblia do Executivo

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Upgrade!

Nesses tempos tecnológicos em que vivemos, a cada dia são criados novos equipamentos, mais avançados, com mais funções, e assim as pessoas sempre estão atrás de novos produtos, na maioria das vezes sem necessidade, apenas porque são mais “modernos” que os antigos. Existem também as upgrades, que são substituição de componentes antigos por novos nos equipamentos, tornando-os mais modernos e aumentando suas capacidades e funções. Pensando nesse assunto, lembrei-me de um antigo criador, que projetou uma super upgrade para suas criações.
A máquina mais eficiente e mais moderna de todas não é um equipamento eletrônico, diante dela os maiores e mais avançados equipamentos modernos deixam a desejar! É o corpo humano. Nosso corpo possui o mais eficiente e econômico sistema de consumo de energia, o maior Sistema de armazenamento, um laboratório de ponta que processa o alimento e até ajuda a eliminar drogas, toxinas e outros tipos de lixo que consumimos, o sistema de captação e processamento de imagens mais potente que muitas câmeras modernas, enfim, a lista segue. Mas somos frágeis, mortais, corruptíveis. As pessoas adoecem e morrem. E por causa da degradação física muitas pessoas fazem grandes exageros em busca de uma aparência mais bonita. Nosso planeta, assim como nosso corpo, envelhece a cada ano, e sabemos que não está muito longe do fim.
Por um lado uma maravilha extraordinária, por outro lado uma sorte comum: a morte. Nesse contexto, a Bíblia apresenta uma grande notícia: Deus preparou uma upgrade para o ser humano e para o planeta também.
O deserto e a terra ressequida se regozijarão; o ermo exultará e florescerá como a tulipa; irromperá em flores, mostrará grande regozijo e cantará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, como também o resplendor do Carmelo e de Sarom; verão a glória do Senhor, o resplendor do nosso Deus. Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos vacilantes; digam aos desanimados de coração: “Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los”. Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos. Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto. A areia abrasadora se tornará um lago; a terra seca, fontes borbulhantes. Nos antros onde outrora havia chacais, crescerão a relva, o junco e o papiro. ...e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará a sua cabeça. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o gemido fugirão.” Isaías 35:1 a 7, 10.
Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos – o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.” Apocalipse 21:1 a 4, 7 e 8.
Mas alguém pode perguntar: “Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão?” Insensato! O que você semeia não nasce a não ser que morra. Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa. Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. O primeiro homem era pó da terra, o segundo homem, dos céus. Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.” I Coríntios 15:35, 36, 42 a 44, 47 e 49.
Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Porque gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. Deem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que a sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi. Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão. “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos. Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas. No lugar do espinheiro crescerá o pinheiro, e em vez de roseiras bravas crescerá a murta. Isso resultará em renome para o Senhor, para sinal eterno, que não será destruído.” Isaías 55:1 a 3, 6 a 9, 12 e 13.
Eu fico feliz em saber que nosso futuro já foi garantido, e ele é muito mais glorioso do que jamais imaginamos! A terra caminha para o colapso, mas será recriada mais gloriosa que no princípio! E nós temos a oportunidade de ser transformados agora, buscando um caráter semelhante a Cristo e depois, na volta dele, imortais, com um corpo perfeito, semelhante ao corpo glorioso de Cristo, nosso Salvador! Que Deus nos guarde em seu amor e estejamos prontos para a upgrade quando Cristo vier!
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências

Bíblia – Nova Versão Internacional