sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Sonho de Deus é Maior!


Os sonhos fazem a vida valer a pena. Tenho visto em filmes e outras produções do tipo um elemento em comum, um sonho que todo ser humano algum dia vislumbrou. O cinema, a literatura, entre outras obras em sua maioria tem esse elemento central: o anseio por um mundo justo e humano, sem dor e sofrimento, onde todos vivam em paz e harmonia. Geralmente esse elemento central é colocado na história para atrair o público, e isso é uma evidência de que ele é comum à humanidade. Desde pequeno aprendi sobre Deus e seu cuidado por nós, mas até 1997 eu não tinha uma ideia clara dele. De lá para cá aprendi alguma coisa mais sobre ele e, a cada dia, compreendo um pouco melhor esse Pai celestial. O que me fascina sempre é o fato de que ele se importa comigo, com cada ser humano, porque o sonho dele é maior que qualquer sonho nosso, e seu amor por nós é eterno.
Há algum tempo tenho escrito procurando mostrar o Deus que eu tenho conhecido, revelando um pouquinho do Senhor Jesus. Mas eu sou humano e tão pecador quanto outro qualquer, e de mim mesmo não poderia fazê-lo. O amor dele tem me levado a amá-lo, embora eu tenha muita dificuldade em fazer isso. Somente sua força me dá poder para corresponder seu amor, e em resposta da oração ele tem me ajudado muito, inclusive com as palavras ao escrever. Nessas palavras, passíveis de falhas, procuro expressar o pouco que tenho conseguido enxergar de seu amor. Nesse pouco tempo que tenho vivido já vi muita dor e sofrimento, e já me fiz muitas perguntas complicadas, já passei por situações que não gostaria de ver ninguém passando. Como tenho dito aqui, a oração e meditação na revelação bíblica me deu forças para seguir em frente em momentos onde, de outra forma, eu teria desistido. O amor de Deus tem se revelado em minha vida como proteção, ânimo, força, sabedoria, e outras coisas mais que me mantém de pé.
Hoje me propus a escrever novamente, e nesses momentos eu sempre penso no que escrever, porquê escrever, para quê escrever. Eu pensei em você que está lendo esse texto agora, como sempre faço, e pensei no todo. Já escrevi, neste blog, algumas coisas. Umas mais fáceis, outras mais difíceis. A princípio a ideia de escrever tratou-se de uma iniciativa de revelar a beleza e excelência da revelação divina, tanto na natureza quanto na Bíblia, e eu procurei transmitir algumas coisas a respeito do Evangelho de Jesus, a maravilhosa notícia sobre a revelação do amor de Deus feita pelo próprio Senhor encarnado. Já falei que o contato com essa revelação mudou muita coisa em minha vida, e nesse contexto há um quadro que gostaria de lhe mostrar agora:
O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.” Mateus 13:44
Quando Cristo contou essa parábola havia tesouros escondidos em campos, porque devido às guerras, as pessoas escondiam dinheiro e joias para depois desenterrar. Mas muitas dessas riquezas eram esquecidas, porque a pessoa não sabia mais onde havia enterrado. Assim, um empregado trabalhando em um campo um belo dia poderia esbarrar em um tesouro. O Reino do Céu, diz Jesus, é como esse tesouro. A pessoa fica tão feliz com tamanha riqueza encontrada que se desfaz de tudo o que tem para ter essa riqueza. A riqueza sempre fascinou o ser humano, mas Jesus nos diz que a riqueza que ele tem para nos dar é maior que qualquer coisa desse mundo, é uma riqueza eterna, da qual a vida eterna é parte integrante. É tão grande que alguém que encontra esse tesouro, semelhante a um homem que acha um grande tesouro material, faz tudo o que pode para adquiri-lo. O Senhor nos oferece riqueza eterna: vida abundante de graça agora e vida eterna no futuro; descanso da ansiedade e fardo de dificuldades em seu amor e cuidado. Não um mar de rosas, mas um guia seguro nas tempestades da vida com a certeza de aportar no porto da eternidade e Reinar com Cristo.
O anseio que todos nós temos por um mundo justo e uma sociedade onde as pessoas vivam sem dor e sofrimento é um sonho que Deus colocou em cada ser humano. Ele prometeu na visão profética de João: “Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. (…) Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.” Apocalipse 21:1, 3 e 4
Mas essa realidade perfeita no futuro não é a única coisa que Jesus oferece, ele nos disse que veio para que tenhamos vida abundante hoje e vida eterna no futuro! As dificuldades que enfrentamos agora podem ser grandes, a injustiça e todo o mal que nos cerca nos trazem dor e sofrimento, mas há poder para viver em paz e ter alegria mesmo em meio dessas coisas, porque como eu tenho visto ele fazer em minha vida sempre que tenho passado por isso, ele dá a todo aquele que o busca essa certeza: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” Mateus 11:28 a 30 Viver seguindo as orientações de Jesus e confiando nele exige entrega total, comprometimento total com ele, mas vale muito a pena. A cada dia seu amor e misericórdia me leva a louvar e agradecer a Deus.
Deus nos faz um convite: “...Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça. Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas. Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. (…) Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto. Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente.” Isaías 55:1 a 3, 6 e 7
A grande riqueza que eu encontrei em Cristo é paz em meio do caos, certeza de cuidado e proteção de Deus a cada dia. Ele não se alegra com a injustiça, e defende os oprimidos. Porém não tem prazer na morte do ímpio, antes espera com paciência que ele se arrependa e viva – Ezequiel 18. Há limites, e a cada dia vejo a profecia de Cristo acontecendo mais intensamente: o amor se acabando no mundo – Mateus 24:12. Mas essa realidade aponta para a próxima parte dessa profecia do Senhor: Virá o fim! Mateus 24:14 Aqui temos dor e sofrimento, mas isso terá fim! Jesus nos oferece paz e uma vida de descanso em seu amor agora mesmo, e anuncia o fim do sofrimento e maldade com o estabelecimento de seu Reino eterno.
Aquele que crê em Cristo, ainda que morra, viverá! João 11:25 A riqueza dele não é apenas para esta vida, mas é também a certeza da ressurreição e vida eterna! “Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” Isaías 40:29 a 31 “O Senhor responde: Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês. Isaías 49:15
O Deus que eu conheço é um Deus de amor. Não está preocupado com o que eu fiz, nem com quem eu sou agora, mas com a minha decisão daqui para frente. Ele odeia a maldade, mas me ama de tal maneira que enviou seu único Filho para morrer afim de me dar vida eterna! Me trata com amor e está disposto a me tornar o melhor possível. O meu Deus, que se revela nas páginas da Bíblia, ama cada ser humano, seja quem for, e seu prazer é restaurar em nós a alegria, a paz e a felicidade que ele planejou para nós. Ele preparou um futuro glorioso, um Reino de paz, sem qualquer vestígio de tristeza ou dor, para cada um de nós, e oferece agora mesmo auxílio e descanso a quem quiser, gratuitamente, pelo poder de seu Espírito.
O sonho de Deus é a nossa vida restaurada, completa, plena! Plenitude completa somente será realidade na eternidade, mas em Cristo podemos desfrutar sua maravilhosa graça hoje. O sonho dele é uma vida abundante de paz e descanso desde já para quem quiser.
Eu pensei em cada leitor ao escrever hoje, e meu sincero desejo é que essa mensagem traga alegria, ânimo e esperança ao seu coração. O Evangelho me trouxe isso, e por isso digo que não se deve desanimar jamais, porque Deus pode resolver qualquer coisa, por mais difícil que seja. Ele tem feito isso por mim. Louvado seja o seu nome! Aleluia!
A paz de Cristo esteja contigo!


Referências


Bíblia: Nova Tradução na Linguagem de Hoje

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Práticas de Ensino


Comecei um curso superior há alguns anos e havia uma matéria chamada prática de ensino, onde o professor nos orientava nos estágios e outras atividades práticas que tínhamos para desenvolver naquela área de estudo. Todo trabalho humano é de alguma forma prático, e sem prática se torna teoria inútil. Da mesma forma Jesus nos deu exemplo prático. Em sua vida encontramos muitos exemplos práticos de seu ensino. A prática do amor é o tema mais exemplificado por suas ações. É um dos temas mais cobertos pelo Evangelho de Cristo. Ele enfatizava isso em palavras e atos. Para o Mestre ninguém estava excluído de seu Reino, a não ser por decisão própria. Apelava a todos em seu trabalho de amor, falando ao coração, mesmo aos seus inimigos. Almejava salvá-los também. Um exemplo claro desse modo de agir de nosso Senhor Jesus é o do homem da mão aleijada.
Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas contam essa história da vida de Cristo. E para entender o que aconteceu no contexto bíblico é necessário estudar o episódio em todos esses textos, por isso passo a comparar as referidas passagens agora. Para facilitar o entendimento, também uso três traduções da Bíblia.
Mateus 12:9 e 10:
Saindo daquele lugar, dirigiu-se à sinagoga deles, e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: “É permitido curar no sábado?”” NVI1
Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles. Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado?” ARA2
Jesus saiu dali e foi para uma sinagoga. Estava ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Então algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à Lei lhe perguntaram: É contra a nossa Lei curar no sábado?” NTLH3
Jesus entra em uma sinagoga e ali há um homem da mão aleijada. O mestre veio trazer vida, restauração. Não pode ver o sofredor sem sentir em seu íntimo o anseio de lhe dar alívio. O amor é a força que o impulsiona. Seus inimigos, geralmente escribas e fariseus, conhecedores da lei que não aceitavam o salvador porque não apoiava seus ensinos errôneos, lhe perguntam se está certo ou errado curar no sábado, se é lícito. A questão entre eles e Jesus nesse caso é essa: a guarda do mandamento permite ou não curar pessoas? Mas seu objetivo é acusar o Mestre, armar cilada para ele, porque por suas tradições diziam que não podia curar nesse dia. Não lhes interessa fazer o bem, ajudando outros. Baseiam-se apenas em suas tradições.
Lucas 6:7 e 9:
Os fariseus e os mestres da lei estavam procurando um motivo para acusar Jesus, por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado.” NVI1
Então, disse Jesus a eles: Que vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer?” ARA2
Então Jesus disse: Eu pergunto a vocês: O que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?” NTLH3
Mateus 12:11 e 12:
...Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.” ARA2
...Se um de vocês tiver uma ovelha, e no sábado ela cair num buraco, será que ele não vai fazer tudo para tirá-la dali? Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha. Portanto, a nossa Lei permite ajudar os outros no sábado.” NTLH3
Dessa forma Jesus nos ensinou que o sábado deve ser guardado com amor, praticando o bem, porque é lícito salvar a vida praticando o bem nesse dia. A questão entre eles era exatamente essa: o que pode e o que não pode no sábado? Como guardar o mandamento? E Jesus lhes pergunta: fazendo o bem ou o mal? Salvando a vida ou deixando morrer? Ele ama cada um de nós. Aquele homem aleijado estava sofrendo, e o Mestre depois de dizer que é permitido fazer o bem no sábado, salvar a vida e não deixar morrer, curou o homem, praticando ele mesmo o que acabara de ensinar. Jesus nos mostra que esse é um dia de alegria, e portanto não há impedimento algum em fazer o bem. Ele demonstra que o amor é a essência da sua Lei. Seu amor está disponível a todos, até para seus inimigos.
Marcos 3:5 e 6:
Irado, olhou para os que estavam a sua volta e, profundamente entristecido por causa do coração endurecido deles, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada.” NVI1
Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.” ARA2
Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender. E disse para o homem: Estenda a mão! O homem estendeu a mão, e ela sarou.” NTLH3
Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo.” NVI1
Escribas e fariseus estavam sempre em choque com Jesus porque já haviam rejeitado seu ensino, já o haviam rejeitado como Messias, e planejavam matá-lo. Em todos os casos onde o acusam de transgredir o sábado ele estava curando alguém ou apoiando a prática do bem, nunca trabalhando para ganhar o pão. E manteve-se fiel ao mandamento, fazendo o bem, como deixa evidente nesse caso do homem da mão aleijada, mesmo correndo o risco de morte da parte de seus inimigos. Seu exemplo nos ensina, assim, que o amor ao próximo é o elo de perfeição que está no centro da lei. Ele chega a dizer que seu mandamento de amar as pessoas como ele amou é novo (João 13:34), porque naquele tempo os mestres da lei ensinavam a guardar a lei pisando no próximo, segundo suas tradições, e não de acordo com a vontade do Pai, e por esse motivo os discípulos tinham essa ideia errada sobre o assunto. Ele ensinou que se a nossa justiça não for muito superior à dos escribas e fariseus de seu tempo, guardando os mandamentos e ensinando as pessoas a fazer isso, seremos considerados mínimos no Reino do céu, e jamais entraremos nele – Mateus 5:19 e 20.
O pior cego é aquele que não quer ver. Eles rejeitaram o seu salvador, mesmo vendo claramente a verdade nele, em suas palavras e ações, mesmo convivendo com ele. Estavam prontos a matar até o seu próprio salvador para não se arrepender de seus pecados e serem salvos por ele.
Que contraste entre Jesus e seus acusadores! Um o senhor da vida, emanando vida e alegria, restaurando pessoas, curando aleijados, pregando a prática da Lei do amor. Os outros criticando, sempre à procura de um artifício para condenar o salvador, seu próprio salvador. Jesus ficou irado com eles porque, por seu coração duro e insensível, chegavam ao ponto de dizer que a Lei de Deus proíbe praticar o bem, ajudando o necessitado. Rejeitando o Messias, ali diante deles, mesmo vendo a prova da veracidade de seu ensino. Não o rejeitavam por estar errado, mas por seu orgulho em não abrir mão de sua tradição equivocada, e admitir ser Jesus, o humilde galileu, que não foi aluno de suas escolas, o Messias.
O Mestre queria salvá-los, e por fecharem o coração ele fica profundamente entristecido. Irado com suas atitudes insensíveis para com as pessoas necessitadas, mas profundamente triste com eles porque não pode salvá-los. Ele ama seus inimigos. Ama cada ser humano, por mais longe que tenha ido no pecado. E assim como a salvação estava disponível para escribas e fariseus, que não a tiveram por sua rejeição da oportunidade a eles oferecida, está disponível a cada ser humano hoje, sem distinção. O amor de Jesus é meu e seu agora mesmo, precisamos apenas aceitá-lo em nosso coração e crer nele!
A paz de Jesus esteja contigo! Que seu amor seja acolhido em nossos corações e possamos juntos nos alegrar por sua grande salvação!


Referências


Bíblia:
1 – Nova Versão Internacional
2 – Almeida, Revista e Atualizada, 2ª Edição
3 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Amor Eterno


Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí.”


Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de Muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas...” Hebreus 1:1 a 3
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. O verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:1 a 5, 10 a 14
Porque Deus amou ao mundo de Tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
Ele [Deus] nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” Colossenses 1:13 a 17; 2:9
...Cristo Jesus, (…) subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é senhor, para a glória de Deus Pai.” Filipenses 2:5 a 11
Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.” Isaías 53:2 a 11
Jesus é Deus Conosco. Ele nos ama de forma tal, que as palavras são impotentes para descrever seu amor. Pela desobediência à lei de Deus os homens trouxeram a morte sobre si, então Jesus veio e ofereceu sua vida como oferta pelo pecado de todos nós, para nos dar vida eterna com ele junto ao Pai. Por seu amor Jesus pagou por nossos pecados, morrendo na cruz para satisfazer a penalidade da lei, e nos dá poder para vencer o pecado em nossa vida por seu Espírito e viver uma nova vida em harmonia com Deus. Ele fez a paz entre nós e Deus, veio para restaurar nossa vida em seu maravilhoso amor. Assim, por meio da obediência aos seus mandamentos, seu amor permanece em nós e nós nele, como ele guardou os mandamentos do Pai e permaneceu em seu amor – João 15:10.