domingo, 10 de fevereiro de 2019

A força da águia II - gratidão


Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” I Tessalonicenses 5:18


Hoje me descobri super ingrato. Ontem levei um tombo de bicicleta e me ralei todo, aí no hospital ao ser atendido pelo técnico em raio x ia saindo sem agradecer ao que me disse ‘por nada’, isso me fez perceber o quanto tenho sido uma pessoa ingrata. Já lhe ocorreu isso? Não sei você mas depois de tal experiência comecei a refletir e conversando com um amigo hoje me dei conta de quão longe vai isso. As vezes as coisas ficam mais na teoria que na prática.
Escrevi aquiaqui sobre histórias bíblicas de gratidão. No primeiro texto onde falei sobre a analogia da águia mencionei Paulo e Silas que cantaram algemados e doloridos depois de açoitados em uma prisão insalubre. Atitude muito difícil à maioria das pessoas. No outro texto é onde menciono uma experiência minha de louvor em um dia onde estava triste que falo da história de um rei que mandou o exército para a guerra atrás de um coral cantando em gratidão pela certeza da vitória que Deus já havia prometido por meio de um profeta e o fantástico desfecho da batalha. São histórias que chegam a parecer improváveis. Mas são reais. E foram registradas exatamente pelo imenso poder que a fé aliada à gratidão tem. O primeiro texto que acabo de mencionar com o título 'a força da águia' é agora utilizado aqui para dar ênfase no fato de que a renovação das forças para atravessar as tempestades da vida, sem gratidão, se torna impossível.
Pesquisando descobri uma experiência onde pessoas foram levadas a lembrar de outra pessoa que contribuiu muito para elas e a escrever e depois ligar e falar sobre isso com a pessoa. Essa teve um resultado maior naqueles que estavam mais tristes antes conforme esse vídeo.
A Superinteressante publicou essa matéria falando sobre felicidade onde constata-se que esse é o maior anseio das pessoas hoje. Também tem causado muita depressão a ansiedade e frustrações decorrentes da busca desenfreada pela tal felicidade que vive fugindo como se escorresse pelos dedos. Aí eles apresentam algumas definições e a colocam como três aspectos básicos: prazer, engajamento e significado. Então passam a tratar dessas três formas de obter felicidade e seus desdobramentos. Aqui podemos fazer ligações com excesso de trabalho, drogas e outros males que estão relacionados a essas três coisas.
Bom, existem muitas informações na Bíblia sobre o tema. Como lidar com a felicidade de uma forma não doentia e de fato ter vida abundante? Temos de Cristo essas maravilhosas palavras: “...eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” João 10:10. Afinal é isso que todo ser humano almeja lá no íntimo nessa busca por felicidade. Nessa matéria da Superinteressante temos aí o prazer, o engajamento na vida e a busca por significado para a vida. Essas três bases são supridas em Cristo também. Ele nos provê tudo isso.
Atentando para o texto às palavras do Mestre podemos ver aí algo mais Essa declaração expressa a missão dele de nos prover vida plena. E ele fala no contexto desse texto que veio não apenas viver para isso mas se envolveu até a morte nesse objetivo. Temos em Cristo alguém tão interessado no bem da humanidade que dedicou a vida até a morte, cada hora de seus dias, nesse foco de nos prover vida abundante, plena. E isso é maravilhoso.
Agora vamos olhar seu exemplo: ele era sempre grato ao pai em tudo, e seu foco era contribuir para o máximo bem de todos. Ontem me surpreendi com a bondade das pessoas. Quando caí, uma jovem que passava de moto já parou e prontamente me ajudou e chamou uma ambulância, depois o pessoal do hospital também foi muito atencioso e pronto no atendimento e, na saída, acabei vomitando na rua acho que por causa do tanto de soro que tomei rápido e já apareceu uma pessoa que se mostrou disposta a ajudar também. Fiquei muito feliz com isso. Mas não agradeci a maioria dessas pessoas. Minhas irmãs também foram me ajudar. Enfim, eu sofri um trauma com escoriações mas muita gente esteve lá como as mãos de Deus para me socorrer e fui um grande ingrato. Quão distante do Mestre me vejo!
Repassando os ensinamentos de Cristo podemos observar que nos deu bastante informação prática sobre esse assunto. Em relação à ansiedade ele ensinou:
Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".
Mateus 6:25-34
Aqui ele trata do tema falando sobre contentamento e fé em Deus como provedor. Confiança. Não ficar ansiosos, preocupados com as coisas da vida. Correr atrás de fazer nossa parte mas confiar na providência de Deus por seu amor fazendo o que é justo diante de Deus (buscando a justiça de Deus) e também buscando seu Reino de graça.
Outra coisa muito importante para a felicidade que Jesus nos ensinou é não guardar mágoa, perdoar todos, indistintamente e sem limites (Mateus 5: 43-48; 6: 12, 14 e 15). Quando perdoamos mesmo quem não se arrepende tiramos um peso de nossas costas e ficamos muito aliviados, podendo ser assim também gratos por Deus nos dar a possibilidade e graça de seguir em frente enxergando tudo como um aprendizado e também não permitindo que essas coisas nos tirem a paz e a capacidade de observar as coisas boas. Essa é uma das tarefas mais difíceis de todas para muita gente. Uma atitude de gratidão pode mudar tudo!
Nosso texto chave do subtítulo trata de um mandamento que Paulo deu à igreja: ser gratos a Deus em tudo. É imperativo - ele diz energicamente: em tudo dai graças - não se trata de ter vontade ou pensar sobre, é um exercício a ser praticado. Percebe-se aí a nossa necessidade dessa atitude de exercitar a gratidão. A ciência hoje tem provas palpáveis de como isso é extraordinário e produz múltiplos benefícios em todas as áreas da vida, mas como cristãos que temos fé em Deus por meio de Cristo podemos ir muito além, como diz esse mandamento de Paulo: dar graças a Deus em tudo, mesmo no sofrimento. Isso pressupõe uma atitude de entrega a Deus com uma vida dedicada a ele sendo um canal de bênçãos ao mundo como Cristo e seus apóstolos e tantos outros que temos exemplos dessa prática.
Há um mandamento de Deus também sobre esse aspecto que é viver para servir de bênção ao mundo, gastando a vida em abençoar outros em palavras e atitudes (I João 3:16). Isso é ao mesmo tempo um exercício que exige uma atitude de gratidão em qualquer situação, porque sem isso as frustrações pela ingratidão de outros vão acabar com o objetivo no processo. As coisas estão bem interligadas. Deus quer que sejamos como suas mãos a abençoar outros e nos provê tanto os meios como toda orientação para isso. Em sua palavra encontramos muita sabedoria nesse sentido. Temos aí uma excelente fonte de onde beber bastante! Necessário nesse caso de oração para que o Senhor que inspirou a palavra nos abra a mente à sua revelação para termos o maior proveito.
Diante do exposto, decidi hoje começar a praticar a gratidão agradecendo todos que têm contribuído com minha vida (isso vai demorar – muita gente para agradecer). Comecei já, e lanço a você o desafio. Que tal um exercício prático? De que adianta ficar só na teoria? Outro exercício que me propus a iniciar imediatamente é todos os dias agradecer a Deus ao final por tudo que tem de bom e também por experiências desagradáveis que contribuem querendo ou não para nosso aprendizado e melhoria como ser humanos. E lhe desafio a fazer o mesmo.
Quero ainda lhe agradecer por tirar tempo para ler aqui o que tenho me proposto a escrever. Esse blog sempre teve o objetivo de contribuir no crescimento de quem lê. De todas as formas possíveis. Por isso deixo aqui o meu muito obrigado e qualquer sugestão ou dúvida me coloco a disposição para atender no que puder.


Que a paz de Cristo esteja contigo!